4 sintomas que parecem, mas não são da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas que parecem, mas não são da menopausa

Estima-se que 7 em cada 10 mulheres até 45 anos sofram com os sintomas da menopausa. São diferentes alterações físicas e psicológicas que geram uma grande modificação no cotidiano. Diante disso, dá para buscar um tratamento natural, por exemplo, para aliviar esses efeitos.

Porém, antes de procurar soluções para esse problema é importante saber que há sintomas que parecem, mas não são da menopausa. Ainda que sejam compartilhados nesse momento, eles podem indicar condições completamente diferentes.

Por isso, conheça quais são 4 deles e veja quais são suas principais causas.

1. As ondas de calor não são necessariamente da menopausa

Quando se fala em menopausa e seus sintomas, as ondas de calor logo surgem na mente. O fogacho, inclusive, é muito comum entre as mulheres e gera problemas de qualidade de vida, como a insônia.

Porém, ele não é, necessariamente, um indício de que a mulher está na menopausa. Alterações na pressão arterial, como a hipertensão, podem fazer com que a mulher tenha um aumento no ritmo cardíaco, levando à sensação de calor.

A desregulagem de funcionamento do organismo também tem a ver com o quadro. Problemas cardíacos, como uma arritmia, podem ser os responsáveis.

2. As mudanças de humor são sintomas que parecem, mas não são da menopausa

Os hormônios femininos são grandes responsáveis pelo humor. É por isso que durante a tensão pré-menstrual ou a gravidez, a mulher sofre grandes alterações do estado de espírito graças à variação desses níveis.

Embora o encerramento da vida fértil leve a uma redução brusca, as mudanças de humor podem estar entre os sintomas que parecem, mas não são da menopausa.

Isso porque a situação pode estar relacionada a questões diversas, como depressão, ansiedade ou estresse. Além disso, essa variação pode ser, simplesmente, resultado de problemas do cotidiano e não da saúde física.

sintomas que parecem, mas não são da menopausa

3. A perda de interesse sexual não está apenas relacionada ao fim da vida fértil

Além de tudo, os hormônios estão diretamente ligados ao apetite sexual. Novamente, essa é uma das justificativas para que haja alterações no interesse sexual de mulheres que estão na TPM ou grávidas.

Na menopausa, isso não é diferente. Com a queda dos hormônios, o interesse também tende a diminuir. A diminuição da libido e a falta de lubrificação contribuem para a perda de interesse.

Porém, não é porque você está menos interessada em ter momentos íntimos que há indícios de menopausa. Esse é um quadro que pode acontecer por vários motivos, como alterações fisiológicas — como um problema na região íntima — ou psicológicas — tal qual a baixa autoestima.

Com isso, não se trata, necessariamente, de um sintoma que aponta para a ocorrência da menopausa.

4. O aumento de peso também pode não ter a ver com esse quadro

Para completar, os níveis hormonais têm grande influência no metabolismo e no acúmulo de gordura. Quando ficam em baixa, é comum que o organismo fique mais lento e que a região abdominal acumule uma maior quantidade de gordura.

Porém, mesmo quem está na menopausa pode ter vários motivos para sofrer com o aumento de peso. Uma alimentação incorreta, a falta de prática de exercícios físicos e até o estresse podem contribuir para as alterações na balança.

Com isso, o ganho de peso está entre os sintomas que parecem, mas não são da menopausa — ao menos não de maneira exclusiva.

Ao reconhecer os sintomas que parecem, mas não são da menopausa, é possível ter um cuidado direcionado com a saúde. Porém, não deixe de recorrer ao seu médico, pois somente ele poderá dizer se você está ou não encarando esse momento.

Você tem sofrido com algum desses indícios? Comente e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×