9 alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Entrar na menopausa traz mudanças que muitas vezes são drásticas para o cotidiano das mulheres. Mesmo seguindo o tratamento indicado, muitas mulheres precisam conviver, ainda que em menor grau, com sintomas como calor excessivo, suor no período da noite, mudanças de humor, ansiedade e até aumento de peso.

Por outro lado, a inclusão de alimentos saudáveis na dieta ajuda a combater esses sintomas e ameniza a fase da menopausa. Conheça 9 alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa.

Aveia

Além de ser rica em fibras, regulando o intestino, a aveia possui em sua composição a coenzima Q10 que, além de ser um poderoso antioxidante e prevenir o envelhecimento da pele, ajuda a aumentar a energia. É um grande aliado para afastar o sintoma de fadiga e, por isso, é um dos alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa.

Nozes

Na menopausa as mulheres sentem desconforto na região vaginal, já que a lubrificação natural é prejudicada. Incluir na dieta um punhado de nozes por dia irá melhorar esse problema, além de combater as ondas de calor.

Soja

A soja é uma poderosa aliada da mulher sendo rica em isoflavona e suprindo a queda do estrógeno, hormônio que tem seus níveis diminuídos na menopausa. Com isso, a soja ajuda no equilíbrio hormonal e age diretamente nos sintomas da menopausa amenizando a sensação de calor, suor noturno e mau humor. Ela é, sem sombra de dúvidas, um dos alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa.

alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa

Leite e derivados

Os ossos merecem atenção especial na menopausa e por isso é importante consumir alimentos ricos em cálcio.

Inclua na dieta o leite desnatado ou semidesnatado e os derivados do leite, como queijo e iogurte, que fortalecem os ossos e combatem a osteoporose.

Salmão

O salmão é extremamente saudável e rico em nutrientes e para as mulheres que estão na menopausa o peixe garante benefícios. Esse peixe possui uma alta concentração de ômega 3, que atua na diminuição das ondas de calor, no combate à ansiedade e à depressão e também na proteção ao coração.

Além disso, também possui em sua composição o fósforo e o magnésio, que trabalham em conjunto com o cálcio ajudando a melhorar a saúde dos ossos.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é rica em selênio, que, além de ser um ótimo antioxidante, ainda ajuda no fortalecimento do cérebro. O consumo de selênio é importante porque na menopausa as funções cerebrais sofrem uma diminuição, dificultando a concentração. A partir dos 40 anos a recomendação é de até 2 castanhas por dia.

Ovo

Na menopausa as mulheres costumam se sentir desmotivadas e cansadas, por isso incluir alimentos que ajudem a melhorar a sensação de bem-estar é importante.

O ovo é uma ótima alternativa, já que atua na formação de neurotransmissores, melhorando a concentração e a sensação de bem-estar.

Beterraba

O magnésio encontrado em grande quantidade na beterraba é um ótimo aliado para o bom humor, além de ajudar no transporte do cálcio, sendo excelente para as mulheres na menopausa.

Linhaça

A linhaça ajuda a evitar o inchaço e o ganho de peso, já que, por ser rica em fibras, promove sensação de saciedade. Além disso, é uma fonte de lignanas, um fitoesteroide que supre a baixa do estrógeno, ajudando no controle hormonal.

Com os alimentos certos é possível amenizar os sintomas da menopausa, passar por essa fase de maneira saudável e principalmente reduzir os riscos de doenças cardíacas e relacionadas aos ossos, que se tornam uma preocupação maior nessa fase da vida.

E você, quais desses alimentos que toda mulher deve incluir no cardápio durante a menopausa já estão na sua dieta? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×