Hormônio à base de soja: mito ou verdade?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

hormônio à base de soja

A menopausa é um período desafiador e de adaptação para muitas mulheres. Por isso, é comum que elas procurem por alternativas que minimizem sintomas e sensações incômodas tão comuns nessa época.

Entra em cena então o hormônio à base de soja. A terapia realizada com esse elemento, porém, é permeada por mitos e é normal que muitas pacientes não se sintam seguras com seu uso.

Por isso, este artigo tem como objetivo esclarecer essas questões e pontuar o que é realmente verdade sobre o assunto. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Hormônio à base de soja realmente existe?

Bem, o que acontece é que a soja possui substâncias muito especiais chamadas isoflavonas. Sua função é extremamente parecida com a do estrogênio, principal hormônio feminino. Elas podem ser ingeridas através do consumo do próprio alimento e também de cápsulas.

É ele que garante o desenvolvimento e o funcionamento do organismo da mulher, e se destaca na fase reprodutiva, uma vez que controla o ciclo menstrual e contribui para a formação de várias características femininas, como o crescimento dos seios.

Com a inserção de isoflavonas nos hábitos diários de alimentação durante a menopausa, elas acabam por tomar o lugar do estrogênio. Mas isso não significa que a mulher esteja consumindo diretamente hormônio à base de soja, e sim um ingrediente que ajuda a suprir a falta que o estrogênio faz para o corpo.

hormônio à base de soja

Mas esse consumo é mesmo seguro?

Sim, o chamado hormônio à base de soja é totalmente seguro. Não existe nenhum risco para a saúde que esteja comprovado, mas os estudos que mostram como ele pode melhorar a qualidade de vida da mulher crescem a cada dia.

Essa é, inclusive, uma alternativa mais segura para as mulheres. Por ser natural, o uso de compostos artificiais pode ser eliminado e outros malefícios passam a ser evitados.

A grande maioria das mulheres se adapta muito bem a esse consumo e pode até mesmo deixar o tratamento hormonal tradicional de lado. Ou seja, além de receber um bom respaldo nutricional, o organismo fica livre de substâncias que podem até minimizar sintomas da menopausa, mas não são tão saudáveis.

Dizem que ele eleva as chances de câncer de mama. Devo confiar?

De maneira alguma. Esse é o maior mito que existe quando se trata de hormônio à base de soja. Muitas mulheres que acreditam nessa afirmação deixam de se beneficiar com a ação das isoflavonas e sofrem bastante na menopausa.

Mas esse não precisa ser o seu caso. Se houver propensão familiar à doença, esse hormônio natural é ainda mais indicado justamente por não influenciar em seu desenvolvimento.

Pronto! Agora você já sabe o que é mito e o que é verdade a respeito do hormônio à base de soja. Mas não inicie o consumo de imediato: consulte seu médico e respeite as orientações indicadas por ele.

E então, o que acha a respeito do assunto? Pretende ir mais a fundo e adotar essa ideia em sua vida? Deixe um comentário e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×