Terapia de reposição hormonal: como ela pode controlar a menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

terapia de reposição hormonal

Na menopausa, o hormônio feminino denominado estrogênio cai drasticamente. A mulher começa, então, a sentir diversos tipos de sintomas e incômodos, que até mesmo atrapalham suas atividades diárias.

Para que essas sensações diminuam, a terapia de reposição hormonal entra em cena. Ela apresenta diversos benefícios e tem uma ação ainda mais eficiente quando é realizada de maneira natural.

Deseja saber quais são eles e descobrir como essa alternativa controla a menopausa? Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

Contribui para aliviar as ondas de calor

A terapia de reposição hormonal contribui bastante para o alívio das ondas de calor tão comuns nessa etapa da vida da mulher. A partir dos quarenta anos de idade, é comum que essa sensação se faça presente com frequência devo às variações dos níveis hormonais.

Durante a terapia, porém, esse desnivelamento começa a finalmente se estabilizar. Com os hormônios controlados, as ondas de calor diminuem gradualmente, até que praticamente não incomodem mais. Sem esse incômodo, a mulher acaba por ficar mais tranquila e consegue administrar melhor outros sintomas.

Ajuda a combater a insônia

Um dos sinais mais comuns e presentes na menopausa é a insônia. Também para esse fator, a terapia de reposição hormonal é uma ótima aliada. Ela, inclusive, dispensa o uso de remédios para dormir e que geralmente são muito fortes para o organismo.

terapia de reposição hormonal

Para potencializar esse efeito, uma dica é incrementar na rotina atividades como ioga e meditação. Além de servirem como um momento de descanso e de exercícios físicos, elas ajudam a relaxar ainda mais o corpo para seu repouso no período da noite.

Colabora para prevenir a osteoporose

A terapia de reposição hormonal, quando feita de maneira natural com o auxílio de alimentos à base de soja, é um excelente meio de prevenir a osteoporose. Como a soja é rica em isoflavonas, proteínas, vitaminas, minerais e nutrientes, colabora para aumentar a absorção de cálcio.

Esse elemento, por sua vez, ajuda a fortificar a estrutura óssea. Na menopausa, porém, ele não é incorporado em totalidade ao organismo. Daí a importância dessa terapia, que previne essa doença muito comum em mulheres acima de 50 anos de idade.

Auxilia na redução do colesterol

Por fim, é importante lembrar que a menopausa traz para mulheres maiores chances de adquirir problemas cardiovasculares. Sendo assim, é imprescindível tomar cuidados para que os níveis de colesterol LDL e HDL permaneçam sempre bem equilibrados.

Para tanto, a terapia de reposição hormonal também atua como agente reguladora desse problema. Ou seja, além de ser vantajosa para a saúde, ainda traz mais qualidade de vida para a mulher.

É interessante frisar mais uma vez que esse tipo de terapia, para realmente fazer bem ao organismo, não deve ser sintética. Portanto, consulte seu médico para obter orientações corretas e prepare-se para aproveitar essa nova fase da vida com muito mais conforto e tranquilidade.

E você, sabia de todos esses benefícios da terapia de reposição hormonal? Já é adepta e se sente diferente na menopausa? Compartilhe seus relatos e experiências aqui abaixo, nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×