Mito ou verdade: reposição hormonal provoca câncer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal

A menopausa é uma fase da vida da mulher associada com a chegada de vários sintomas que podem reduzir sua qualidade de vida: ondas de calor, oscilação de humor, dores, indisposição, ganho de peso e até mesmo queda da qualidade dos tecidos do cabelo e da pele.

Apesar da manifestação desses sintomas ser 100% natural no dia a dia da mulher que se aproxima dessa fase da vida, eles podem ser facilmente controlados com o início de uma terapia de reposição hormonal, que regulariza os níveis de hormônios no corpo. Mas, muitas dúvidas ainda existem quando o assunto é reposição hormonal, inclusive a pergunta que não quer calar: ela aumenta os riscos de câncer nessa paciente?

Vamos discutir um pouco sobre esse assunto nesse texto.

Riscos da reposição hormonal sintética

Quando falamos de terapia de reposição hormonal que pode colocar em risco a saúde de uma paciente, estamos falando da terapia de reposição hormonal sintética. Esse tipo de tratamento é realizado com a reposição de hormônios femininos que estão em baixa produção no organismo (estrogênio e progesterona), porém desenvolvidos em laboratório.

Algumas pacientes podem responder de maneira positiva a esse tipo de tratamento, ficando livre dos sintomas nessa fase da vida e não se expondo ao risco. Entretanto, algumas pacientes podem sim ter um aumento de risco de desenvolver o câncer de mama após o início desse tratamento.

Acredita-se que as mulheres que desenvolvem essa doença já apresentam no organismo níveis altos de estrogênio — mesmo manifestando sintomas da menopausa — e por isso elas podem ter níveis circulantes altos desse composto no sangue.

reposição hormonal

Reposição hormonal natural: feita com compostos da soja

Uma alternativa para a reposição hormonal realizada em pacientes na menopausa é a reposição hormonal natural. A soja é um alimento que contém altos níveis de um composto chamado isoflavonas, que atua como um fitohormônio no nosso organismo quando ingerido. Isso significa que ele consegue atuar com ação similar ao estrogênio no corpo, auxiliando no controle dos sintomas.

Diferentemente da reposição sintética, não existe nenhuma comprovação científica de que a reposição hormonal com soja aumenta o risco de câncer de mama nas pacientes com menopausa. As mulheres orientais são a prova viva disso, já que lidam regularmente com a alta ingestão de soja em sua dieta e menores riscos de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Por que a reposição hormonal natural é segura?

A reposição hormonal natural é uma opção segura para o nosso organismo por um motivo muito simples de entender: ela é feita com compostos 100% naturais e extraídos de alimentos que fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, nesse tipo de tratamento não existem compostos que nosso organismo nunca teve que lidar, reduzindo os riscos de reações adversas com o uso desse tipo de medicamento.

Por que ela pode até ajudar a diminuir o risco de alguns cânceres?

Muitos especialistas em saúde acreditam que, ao contrário do tratamento sintético, o tratamento feito com os fitohormônios pode levar a uma proteção do organismo feminino quando o assunto é câncer de mama. O motivo é simples: esses fitohormônios também contam com um bom poder antioxidante, que tem ação protetora para o organismo quando o assunto é desenvolvimento de células cancerígenas.

Por isso, além de não elevar o risco de desenvolvimento da doença, o tratamento natural pode lhe oferecer um efeito protetor, se realizado na dosagem e frequência correta.

Você sabia que a reposição hormonal poderia colocar a sua saúde em risco? E sabia que a reposição natural pode ser a opção que você estava procurando para recuperar qualidade de vida? Tire suas dúvidas sobre esse assunto com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×