Os benefícios da soja no tratamento da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos? Pois é! Esse é um ótimo motivo para começar a valorizar ainda mais o consumo desse alimento e de conhecer seus benefícios para a saúde.

Essa leguminosa tão popular nos solos brasileiros são uma importante peça no tratamento de condições clínicas como, por exemplo, a menopausa, você sabia disso? Nesse artigo vamos apresentar quais são os benefícios da soja no tratamento da menopausa, para que possa utilizar as características desse produto no cuidado com a sua saúde nessa etapa da vida!

Soja: um repositor natural de hormônios femininos

Você sabia que a soja contém, em sua composição, um nutriente chamado isoflavona e que é uma peça importantíssima no tratamento da menopausa? A menopausa nada mais é do que uma consequência da queda da produção de hormônio feminino no organismo, que resulta nos sintomas tradicionais dessa fase da vida: fogachos, redução da qualidade do cabelo e da pele, alterações de humor e até queda na libido. A isoflavona é, por sua vez, um repositor natural desses hormônios femininos, já que atuam de maneira semelhante no corpo da mulher, evitando os desconfortos tradicionais da menopausa. E esse é apenas um dos vários benefícios da soja para a mulher nessa fase da vida.

Ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama

As famosas isoflavonas encontradas na soja ajudam a minimizar o risco das mulheres no período pré, durante e pós menopausa a desenvolverem o temido câncer de mama. Isso acontece porque, na grande maioria das vezes, a ingestão de soja pode ajudar a evitar a utilização da terapia de reposição hormonal artificial no tratamento da menopausa, que é reconhecia como uma das responsáveis por elevar o risco de desenvolvimento dessa doença em mulheres acima dos 40 anos.

benefícios da soja

A proteção à saúde dos ossos é um dos benefícios da soja

Mulheres na menopausa apresentam queda significativa na concentração de cálcio nos ossos, podendo facilmente manifestar quadros de osteoporose logo quando a produção de hormônios femininos diminui. Um dos benefícios da soja para a mulher na menopausa, por sua vez é, além de aumentar a ingestão de cálcio – mineral encontrado em abundância nessa leguminosa – é atuar como um repositor natural das taxas de hormônios femininos, ajudando a garantir a saúde dos ossos.

Melhora do trânsito gastrointestinal

Mulheres na menopausa podem vivenciar uma maior dificuldade de garantir o funcionamento normal do seu intestino durante essa fase de transição em suas vidas. Um dos benefícios da soja para a mulher que está lidando com essas dificuldades é a sua boa concentração de fibras alimentares, que regulam o trânsito intestinal e melhoram a sensação de desconforto que esse quadro pode garantir.

Garanta a ingestão ideal de soja diária

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda a ingestão de aproximadamente 100g por dia da leguminosa, para conseguir usufruir dos benefícios da soja tranquilamente. Para as mulheres na menopausa a quantidade ingerida deve ser a mesma e pode ser complementada com o uso de produtos naturais para o tratamento dos sintomas, também desenvolvidos à base de germe de soja rico em isoflavona.

Você usufrui dos benefícios da soja para poder melhorar os sintomas da menopausa? Pretende adicionar esse alimento ao seu cardápio diário? Compartilhe conosco suas expeirências e dúvidas!

Quer conferir outras dicas de bem-estar para mulheres acima de 40 anos? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×