4 dicas de qualidade de vida que irão amenizar a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dicas de qualidade de vida

A menopausa não é uma fase fácil. As mulheres precisam lidar com inúmeros transtornos e sintomas incômodos, como ondas de calor, falta de libido, mal-estar e secura na região íntima.

Contudo, para tornar esse período mais tranquilo, não basta simplesmente aceitar todas as mudanças que acontecem no organismo. É fundamental se esforçar para cuidar da saúde e buscar minimizar os efeitos colaterais da etapa.

E se você ainda não sabe como passar por isso com mais disposição, é hora de conferir nosso post de hoje. Aqui estão algumas dicas de qualidade de vida que com certeza irão tornar a menopausa mais amena!

1. Fortaleça os ossos e previna o ganho de peso

Além de garantir uma vida mais saudável, a prática de exercícios físicos tem outros dois objetivos importantes quando se trata de amenizar a menopausa. O primeiro deles é a prevenção do ganho de peso típico dessa etapa da vida, causado principalmente pela irregularidade de hormônios.

A segunda é que, como uma das consequências da menopausa é a tendência para osteoporose, é muito importante trabalhar no fortalecimento de ossos. Dessa forma, é possível reduzir chances de fraturas, desde que a carga de atividades seja adequada para seu corpo.

2. Cuide da memória e coloque em prática uma das mais importantes dicas de qualidade de vida

Algumas mulheres apresentam leve perda de memória na menopausa. Por isso, uma das melhores dicas de qualidade de vida nesse momento é trabalhar e desafiar seu cérebro. Os exercícios mais indicados são as palavras cruzadas e os jogos de raciocínio, que estimulam o pensamento e reforçam aprendizados que podem ter sido esquecidos.

dicas de qualidade de vida

Em seu tempo livre, assista a filmes e leia livros, para reforçar informações e não perder o hábito de associar dados em uma linha do tempo. Outra sugestão é variar a rotina, para que você tenha que se lembrar o que está programado para aquele dia e induza a prática de certos costumes diariamente.

3. Diminua o consumo de alimentos industrializados

Na menopausa, é comum notar que a pele e os cabelos estão mais secos e quebradiços. E se sentir bem com sua aparência é uma das dicas de qualidade de vida fundamentais. Então, lembre-se de que consumir produtos industrializados em excesso de nada ajuda a melhorar essa condição: sua dieta precisa ser rica em verduras, legumes e gorduras saudáveis, como o azeite de oliva e o abacate.

As substâncias contidas nesses alimentos ajudam a deixar a pele viçosa e os cabelos mais brilhantes. A soja ajuda a combater os sintomas por conter isoflavonas e pode ser consumida em cápsulas como tratamento natural. Não se esqueça de que é muito importante elevar o consumo de cálcio diário, também para fortalecer a estrutura óssea.

4. Verifique se a terapia de reposição hormonal é válida para você

Os desconfortos da menopausa também são causados pela queda na produção de hormônios. Muitas mulheres consideram a terapia de reposição hormonal como uma alternativa para amenizar os sintomas. Contudo, nem todas podem se submeter ao tratamento e é preciso conversar com seu médico para saber se você se encaixa nesse grupo.

Em geral, mulheres com passado de câncer de mama ou endométrio, presença de sangramento vaginal e doenças cardíacas não podem passar pela reposição. Em contrapartida, casos diferentes desses podem ser avaliados e receberem uma indicação correta para terapia.

E você, como tem encarado os desconfortos da menopausa? Tem mais dicas de qualidade de vida para compartilhar conosco e com os leitores do blog? Comente e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×