Descubra todos os benefícios do queijo de soja

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

queijo de soja

Após a chegada dos 40 anos, há uma série de cuidados que toda mulher quer ter com a saúde, não é mesmo? Sentir-se bem consigo mesma, manter o metabolismo funcionando adequadamente, diminuir a gordura abdominal, cuidar dos índices de colesterol, diminuir os efeitos dos sintomas da menopausa, entre outros.

Entre uma série de medidas que podem ser tomadas para esse fim, uma delas é trazer alimentos benéficos para a sua rotina de alimentação. E um deles é o queijo de soja. Veja quais são seus benefícios e como consumi-lo no dia a dia.

Como é feito o queijo de soja?

O queijo de soja também é conhecido como tofu. Os primeiros relatos do surgimento dele são de mais de 2000 anos atrás, na região da China. Posteriormente, com a migração de monges budistas, alcançou o Japão e, com a popularização da culinária nipônica, chegou a todo o mundo.

Sua textura é bem semelhante a do queijo fresco e, por isso, é chamado de “queijo de soja”. Ele é produzido com o leite de soja, que é cozido e processado até que forme uma espécie de coalhada.

Ele pode ser encontrado, principalmente, em casas de alimentos vegetarianos e veganos e, também, em locais onde há venda de produtos orientais. Porém, não raro, você consegue comprá-lo em grandes supermercados.

queijo de soja

Quais são os benefícios dele para a saúde?

Para quem deseja incluir o queijo de soja na dieta, há uma série de benefícios que podem ser obtidos a partir do seu consumo, tais como:

  • aumento nas concentrações de proteína, já que o tofu, feito com soja, possui mais proteínas do que os queijos produzidos com o leite de vaca;
  • proteção para doenças cardiovasculares, derivada das características contidas na soja, bem como por ser livre de gorduras saturadas;
  • rico em minerais e vitaminas, tais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B, D, E, F e K;
  • é um bom substituto para a proteína animal, principalmente para aqueles que desejam começar uma dieta vegetariana/vegana;
  • ajuda na prevenção de tumores, principalmente câncer de mama;
  • é rico em fitoestrogênios (isoflavonas), auxiliando na diminuição do desconforto dos sintomas da menopausa;
  • diminui o risco de formação de coágulos, prevenindo doenças cardiovasculares;
  • combate os radicais livres;
  • prevenção de doenças crônicas, como a diabetes, devido ao controle da glicemia.

Ou seja, percebe-se que há diversos benefícios para a saúde ao incluir o queijo de soja em seu cardápio, não é mesmo? Mas como inseri-lo no seu dia a dia da melhor forma? Vamos dar algumas dicas sobre.

Como inserir o queijo de soja na dieta?

Você quer passar a consumir o queijo de soja, mas não sabe como? Vamos dar algumas dicas legais de como fazer isso. Confira algumas delas:

  • use como recheio de quiches e empadões, substituindo o queijo comum pelo tofu;
  • faça na churrasqueira ou em grill, tal como é feito com queijo coalho;
  • inclua na salada, principalmente com especiarias;
  • pode ser feito com pratos principais para ser servido no almoço;
  • faça bolinho frito de tofu.

Essas são apenas algumas sugestões. Uma das principais vantagens do tofu é que ele é bem versátil, ou seja, pode ser incluído em diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Então abuse da sua criatividade!

Ficou alguma dúvida sobre o queijo de soja? Deixe nos comentários e responderemos a você!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×