Para que serve a isoflavona de soja?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 isoflavona de soja

A soja é um importante aliada para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável em qualquer momento de sua vida. E, principalmente para as mulheres que estão entrando na menopausa, ela é essencial.

Isso porque o grão é rico em nutrientes essenciais para elas. E um dos mais importantes é a isoflavona de soja. Já ouviu falar sobre ela? Se ainda não, continue lendo, descubra o que ela é, como obtê-la e veja quais os principais benefícios para a sua rotina.

O que é a isoflavona de soja?

A isoflavona de soja é um fitoestrogênio encontrado no grão e seus derivados. Sua estrutura é bastante semelhante à molécula de estradiol, hormônio natural produzido pelo organismo feminino.

Além disso, ela está na família dos polifenóis, que possuem funções antioxidantes, antifúngicas e anticancerígenas.

Como consumi-la?

Como falamos, a isoflavona está em alta concentração no grão de soja, de forma que o consumo do gérmen, proteína isolada e seus derivados são algumas das formas pelas quais você consegue potencializar as concentrações dessa substância em seu organismo.

 isoflavona de soja

Como ela atua no organismo?

A absorção da isoflavona de soja é realizada no intestino. A flora intestinal envia para o sangue a substância metabolizada, fazendo com que ela alcance os tecidos do corpo.

O fitoestrogênio, dessa forma, liga-se a receptores de estrogênio encontrados nesses locais, sendo reconhecido por eles tal como se fosse o hormônio original.

Deve-se lembrar que ele não é absorvido em grandes concentrações e, portanto, não consegue realizar a reposição hormonal por completo, elevando os níveis hormonais ao mesmo patamar do período anterior ao da menopausa.

Quais os seus benefícios para a mulher na menopausa?

Com vantagens diversas para qualquer faixa etária, a isoflavona de soja é essencial para as mulheres que estão entrando no climatério, trazendo uma série de benefícios para a sua vida, tais como:

  • redução do ressecamento das mucosas, principalmente a vaginal, sendo esse um dos principais incômodos das mulheres nessa fase da vida;
  • retomada gradual da libido;
  • auxilia no alívio dos demais sintomas da menopausa;
  • diminui a incidência de enxaqueca e dores de cabeça;
  • ajuda no combate a osteoporose por ser semelhante à ipriflavona, substância que auxilia no aumento da massa óssea em mulheres, principalmente aquelas que já passam por um quadro de osteopenia (perda óssea acentuada);
  • reduz os níveis do colesterol prejudicial à saúde (LDL) e aumenta os índices do colesterol “bom” (HDL);
  • reduz a irritabilidade e as mudanças bruscas de humor;
  • melhora o sistema imunológico, diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças infecciosas;
  • devido a sua ação anticancerígena e antioxidante, ajuda na prevenção do câncer, principalmente o de mama, útero e endométrio;
  • aumenta os níveis de absorção de cálcio;
  • para mulheres que estejam na fase pré-menopausa, auxilia no combate aos sintomas da TPM;
  • diminui a sudorese excessiva;
  • auxilia no controle da ansiedade e depressão, bem como ajuda em sua prevenção em mulheres que não a tenham desenvolvido ainda.

Ou seja, é possível perceber que a isoflavona de soja traz uma série de benefícios importantes para a mulher, principalmente aquela que está começando a entrar na menopausa. Achou este conteúdo interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve informação às suas amigas.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×