4 sintomas da menopausa que você ainda não conhece

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas da menopausa

A menopausa é o período de transição da vida fértil feminina e funciona como uma preparação natural do corpo para a chegada da velhice. Infelizmente, a partir do climatério (que é quando os hormônios têm a sua produção diminuída), alguns sintomas aparecem no organismo e podem causar verdadeiros transtornos no dia a dia das mulheres.

Alguns deles são mais conhecidos e amplamente abordados, como as ondas de calor, o aumento de peso, a irregularidade da menstruação e a redução da libido. Outros são bem menos notórios e por isso algumas mulheres não se dão conta de que estão entrando em um período tão diverso em suas vidas.

Continue a leitura para saber quais são os sintomas da menopausa que você ainda não conhece.

1. A pele ressecada pode ser um dos sintomas da menopausa

Muito se fala a respeito do ressecamento da vagina, o que acontece pela falta de lubrificação (e daí relaciona-se à diminuição da libido). Mas a verdade é que a pele da mulher passa a ficar mais seca de uma maneira geral durante a menopausa.

Isso acontece porque, nesse período, ocorre a diminuição da produção do hormônio estrogênio, que consiste em um importante influenciador de algumas funções do organismo. Entre elas está a manutenção adequada da integridade da pele.

2. O desencadeamento da osteoporose

Outro dos sintomas da menopausa é o aumento das chances de doenças como a osteoporose. Isso também acontece devido à redução da produção de estrogênio, que é um hormônio muito importante para o fortalecimento ósseo.

sintomas da menopausa

Por isso, é indicado que já a partir dos 30 anos de idade as mulheres estejam atentas ao consumo de alimentos que fortalecem os ossos, como as fontes de cálcio e vitamina D (que potencializa a absorção do cálcio, como visto em matéria do Portal Saudável e Feliz).

3. A sudorese noturna ou hiper-hidrose

Algumas mulheres podem pensar que a sudorese em excesso, manifestada em todas as partes do corpo, são um reflexo das ondas de calor. Mas, na verdade, esse é mais um dos sintomas da menopausa, e que costuma acontecer com mais frequência durante a noite.

A queda dos hormônios nos ovários faz com que as glândulas exócrinas sejam ativadas de uma forma mais intensa. Essas glândulas são as responsáveis pelo processo de transpiração do corpo. A produção de suor costuma ser maior nas costas, na testa, nos joelhos, braços e pés; em alguns casos é tão intensa que as mulheres precisam trocar a roupa de cama e os pijamas ou camisolas.

4. A incontinência urinária pode ser outro dos sintomas da menopausa

Quando perdemos o controle ao urinar somos diagnosticados com incontinência urinária, um sintoma preocupante que pode afetar nossa vida social e a higiene. Esse também pode ser outro dos sintomas da menopausa que você não conhecia.

Mais uma vez a causa está relacionada com a cessação da produção de hormônios, que promove o maior relaxamento da musculatura da região pélvica e dos músculos que são responsáveis pela sustentação da bexiga.

Agora que você já conhece os outros sintomas da menopausa, é hora de buscar soluções para garantir o seu bem-estar! O tratamento natural para a menopausa pode ser uma delas.

O que achou dessas dicas de sintomas? Você tem alguma dúvida que precise esclarecer? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×