4 motivos para incorporar alimentos feitos com soja ao seu dia a dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentos feitos com soja

A soja é um grão cheio de boas propriedades e que pode integrar diversos alimentos. Para quem busca uma vida mais saudável por meio de uma alimentação melhor, incluir o produto no cardápio é um dos passos importantes.

Apesar de todos os benefícios de consumir esse grão, muita gente ainda não sabe por que fazer a incorporação no cotidiano. Não se trata de uma dieta e, sim, de mudar os hábitos alimentares para um patamar muito melhor.

Quer conhecer as principais vantagens desses novos hábitos? Veja por que valeria a pena incorporar alimentos feitos com soja em seu cardápio!

1. O consumo de soja pode ajudar no emagrecimento

Perder peso é um processo complexo, que não depende apenas de comer mais ou se exercitar com frequência. Reações metabólicas do organismo determinam o acúmulo de gordura e o ganho ou a perda de peso.

Para diminuir o número da balança, entretanto, a soja pode ser uma grande aliada. Estudos nutricionais feitos em animais e humanos obesos mostrou que a proteína do item ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a reduzir a quantidade de gordura. O consumo regular, junto de uma alimentação balanceada, também atua para reverter o acúmulo de gordura no fígado e os níveis de colesterol ruim.

2. As isoflavonas contribuem para controlar os sintomas da menopausa

Para as mulheres que estão na menopausa ou no período exatamente anterior a essa transição, os alimentos feitos com soja também são importantes. Isso porque o grão conta com estruturas conhecidas como isoflavonas.

Elas possuem uma composição semelhante ao estrogênio, hormônio feminino que fica em baixa durante essa fase da vida. Assim, as isoflavonas servem como substitutas e atuam para realizar um tratamento natural da menopausa.

O principal efeito é em relação aos sintomas, que se tornam mais brandos. Com o consumo em níveis adequados, é possível reduzir os fogachos, melhorar o sono e até evitar o grande ganho de peso, o que protege o coração.

alimentos feitos com soja

3. Os alimentos feitos com soja ajudam na prevenção do câncer

Especialmente durante a menopausa, a saúde feminina fica mais suscetível. Se a terapia de reposição hormonal sintética é escolhida, há riscos ampliados quanto ao surgimento de diversos tipos de câncer.

Já ao integrar os alimentos à base de soja, há uma maior proteção nesse sentido. De acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo, um extrato de soja é capaz de destruir células tumorais da mama. Além disso, uma descoberta da Universidade Tufts mostrou que pacientes com câncer de mama e que consomem o grão com regularidade têm 20% a menos de risco de morte.

O consumo consciente e orientado desse produto em uma dieta balanceada, portanto, ajuda a evitar essa doença ou previne o seu agravamento.

4. A osteoporose também é prevenida por esse grão

Conforme o corpo envelhece, os ossos perdem massa e a capacidade de absorver e fixar cálcio. Eventualmente, isso leva ao risco de osteoporose, doença que aumenta as chances de lesões e fraturas. Para as mulheres na menopausa, as probabilidades são ainda maiores.

Para se prevenir quanto a esse quadro, consumir alimentos feitos com soja é uma boa saída. Estudos sobre as proteínas do grão sugerem que elas ajudam a “travar” a degradação das células, o que impede a perda de massa óssea. Além disso, os mecanismos das isoflavonas também contribuem para a absorção de minerais por meio das membranas, de modo a fortalecer os ossos.

Os alimentos feitos com soja deixam a alimentação mais balanceada e o corpo protegido — inclusive, na menopausa. Para ter uma vida melhor e saudável, integre esse grão ao seu cardápio e aproveite os seus benefícios.

Você já consome esse produto com regularidade? Conte nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×