5 ações para ter bem-estar na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

bem-estar na menopausa

Inevitavelmente, todas as mulheres um dia chegarão até a menopausa. Essa é uma fase natural da vida em que ocorre uma redução da produção de hormônios sexuais que tem como consequência sintomas corporais que podem afetar sua qualidade de vida.

Mesmo que seja uma fase natural da vida, ninguém é obrigado a conviver com os sintomas da menopausa por tempo indefinido. Além do tratamento de reposição hormonal, que é uma das alternativas mais procuradas para controlar esses sintomas, algumas ações simples no seu dia a dia podem ajudá-la a recuperar o bem-estar na menopausa. Que tal conferir quais são elas e como adicioná-las na sua rotina?

1. Praticar atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas, além de influenciar de maneira positiva na sua forma física e na sua saúde (afinal, ela aumenta seu metabolismo corporal, queima mais calorias e melhora a circulação sanguínea e condicionamento físico), pode auxiliar um outro aspecto importante para o bem-estar na menopausa: a maior produção de hormônios do prazer.

É isso mesmo! Quem pratica atividades físicas de maneira regular tem mais facilidade de produzir hormônios que vão melhorar a sua sensação de bem-estar, disposição e valorizar o seu humor, que estará sempre em alta.

2. Comer bem e de maneira equilibrada

Você sabe que a menopausa é uma fase da vida que pode ter como consequência o ganho indesejado de peso e uma queda do metabolismo corporal. Por isso, para combater essa condição, além de contar com o suporte de uma terapia de reposição hormonal, é preciso aprender a comer melhor e de maneira mais equilibrada.

A sua alimentação tem um papel muito importante na construção do bem-estar na menopausa e, por isso, dar a atenção merecida a ela é essencial para garantir os resultados esperados no seu humor e na sua saúde.

bem-estar na menopausa

3. Sair para se divertir com os amigos e familiares

Garantir o bem-estar na menopausa é também não ficar em casa se lamentando que essa fase da vida chegou, não é mesmo? Por isso, não deixe de curtir essa nova etapa de “experiência” para poder se divertir um pouco com seus amigos, seu parceiro e seus familiares.

Passeie muito, curta a noite, saia para almoçar, viaje e, em resumo, sempre procure se divertir em algum lugar que seja fora da sua casa e que lhe permita esquecer um pouco sobre tudo que você está vivendo nessa nova etapa.

4. Controlar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar

Você provavelmente já sabe que o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem fazer com que sua saúde responda de maneira negativa a esses hábitos. Na menopausa, entretanto, eles podem ser ainda piores para sua saúde.

O álcool pode elevar sua temperatura corporal, causando desconfortos ainda maiores quando o assunto são as ondas de calor e, além disso, pode influenciar no seu ganho de peso. O tabagismo, por sua vez, pode aumentar a produção de radicais livres levando, inclusive, a um maior risco de desenvolvimento de câncer de mama. Por isso, para garantir bem-estar na menopausa, é preciso ficar longe desses hábitos.

5. Visitar seu médico é essencial para ter bem-estar na menopausa

O cuidado essencial para garantir o bem-estar na menopausa é, sem sombra de dúvidas, garantir a visita regular ao seu médico que a acompanha nessa fase da vida. Esse profissional, além de orientá-la sobre os melhores tratamentos para os sintomas da menopausa, vai lhe garantir mais segurança e tranquilidade sobre tudo que você está passando nesse período de vida.

Lembre-se, o médico é seu melhor amigo para enfrentar a menopausa com tranquilidade e qualidade de vida.

O que você costuma fazer para garantir a manutenção do bem-estar na menopausa? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×