Menopausa? Adote comidas à base de soja no cardápio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

comidas à base de soja

A menopausa é uma fase da vida da mulher marcada por várias mudanças corporais e metabólicas, que podem atingir várias delas. Uma das maneiras de melhorar a qualidade de vida dessas pacientes que sofrem com os sintomas da menopausa é aumentar os níveis de hormônios que estão em baixa nessa fase da vida.

Além dos tratamentos de reposição hormonal (sintéticos e naturais) mudanças na alimentação podem ser ótimas alternativas para controlar os sintomas da menopausa, especialmente com a adição da soja no cardápio (visto que ela conta com compostos que são substitutos naturais dos hormônios femininos).

Por isso, que tal conferir algumas sugestões de comidas à base de soja que você pode colocar no cardápio agora mesmo?

Saladas com soja

A soja é uma leguminosa, que pode ser preparada de várias maneiras diferentes para compor o seu cardápio. Por isso, uma das comidas à base de soja mais tradicionais que podemos preparar para servir no dia a dia são as saladas.

A soja pode ser cozida ou refogada e servida com um belo prato de folhas ou acompanhando outros vegetais que formam saladas variadas e saudáveis. Se você gosta dessa opção, vale a pena testar acrescentar a soja nessas receitas.

Carne de soja

Por conta de sua versatilidade, a soja também é utilizada na alimentação como um substituto para as proteínas de origem animal, fazendo versões de carnes vegetais para compor cardápios vegetarianos.

Por isso, a carne de soja (que nada mais é do que a proteína da soja texturizada) é uma das comidas à base de soja pode ser preparada como uma carne moída, como hambúrgueres, almôndegas e várias outras receitas em que tradicionalmente utilizamos carne vermelha.

Se você gosta do sabor da carne de soja, que tal adicioná-la como opção de proteína em alguns de seus cardápios da semana?

comidas à base de soja

Queijo de soja

Você já ouviu falar em Tofu? Tofu é o nome dado para o queijo desenvolvido a partir da soja e que é 100% vegetal, rico em cálcio e proteínas. Essa é uma das comidas à base de soja que também abusa da versatilidade e que pode ser utilizada em várias receitas no seu dia a dia, inclusive substituindo o queijo feito a partir do leite de vaca ou de outros animais.

Leite de soja

Falando em leite, é impossível falar de comidas à base de soja sem citar o tradicional leite de soja. Essa bebida de origem vegetal tem sido utilizada por anos como um substituto vegetal do leite de origem animal e é amplamente aceito no mercado consumidor atual.

O leite de soja pode ser consumido como um leite tradicional, como também ser utilizado em receitas que usam o leite de origem animal em sua preparação.

Use a criatividade para criar comidas à base de soja

Como a soja é um alimento versátil, a partir dela você já obteve quatro tipos de ingredientes para usar em suas receitas e aumentar o volume de comidas à base de soja no seu cardápio: a soja em sua forma original, o tofu, a carne de soja e o leite de soja.

Por isso, aumentar o consumo desses alimentos na sua rotina é relativamente fácil, especialmente se você gosta de abusar da criatividade na hora de ir para a cozinha.

Faça dos alimentos de soja os ingredientes base das suas receitas e você verá que a menopausa será uma fase tranquila de enfrentar na sua vida.

Quais dessas comidas à base de soja você já provou? Quais estão no seu cardápio? Tem outras receitas que não apresentamos aqui? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×