3 motivos para não ter vergonha de estar na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vergonha de estar na menopausa

A menopausa é uma etapa muito temida pelas mulheres. Embora marque uma fase de maturidade e transição, as diversas mudanças no organismo costumam incomodar. E, por esse motivo, o sentimento de que não se pode ser feliz durante essa época é muito comum.

Mas é preciso ter calma: esse preconceito deve ser deixado de lado em prol do bem-estar, da saúde e da qualidade de vida. De fato, pode ser difícil em alguns momentos aceitar o turbilhão de coisas que acontecem.

Porém, é absolutamente normal! E não existem reais motivos para ter vergonha de estar na menopausa. Aqui estão algumas razões que podem contribuir para que essa compreensão aconteça. Continue a leitura para conhecê-los!

1. Não há vergonha de estar na menopausa, porque é um processo natural

Sim, esse parece um motivo óbvio. Mas muitas mulheres se esquecem de que não estão sozinhas nesse momento e têm vergonha de estar na menopausa: porém, o processo é natural, acontece com todas e, graças ao avanço da tecnologia, existem diversas maneiras de encará-lo com mais conforto.

Trocar ideias, conversar e contar experiências com amigas e colegas ajuda muito a estimular essa percepção. Em consultas com profissionais de saúde e ginecologistas, as dúvidas podem ser retiradas e orientações serão repassadas. Se você se sentir à vontade para falar sobre seu corpo e condição, logo a vergonha desaparece e a confiança toma seu lugar.

vergonha de estar na menopausa

2. Existem muitas maneiras de diminuir os sintomas

A vergonha de estar na menopausa acontece, muitas vezes, por causa de seus sintomas. Eles realmente causam intenso desconforto e algumas mulheres têm dificuldades em disfarçá-los: calor excessivo, suores noturnos e alterações de humor são mesmo transtornos difíceis de lidar.

Contudo, existem muitas maneiras de minimizar os incômodos. A reposição hormonal natural e a ingestão de alimentos à base de soja são algumas opções que oferecem substituição ao estrogênio, hormônio feminino que controla essas variações. Então, com essa ajuda simples fica realmente mais fácil passar por esse período com tranquilidade.

3. Bons hábitos não precisam ser deixados de lado

Algumas mulheres pensam que, com a chegada da menopausa, seus hábitos serão deixados de lado. Ou seja, que elas não conseguirão mais exercer algumas atividades porque estarão inaptas. Mas isso não é verdade! A vida pode continuar da mesma maneira, e até melhor, por incrível que pareça.

A prática de exercícios físicos, por exemplo, não precisa parar. Pelo contrário, ela ajuda bastante no fortalecimento dos ossos e na disposição diária. A vida sexual também não fica inexistente. Basta conversar com o parceiro e fazer visitas periódicas à ginecologista para administrar os sintomas que possam interferir vez ou outra na situação.

Viu só como existem excelentes motivos para não ter vergonha de estar na menopausa? Encare com naturalidade, faça acompanhamento médico e aproveite o momento para se conhecer melhor. Seu corpo agradece e você, em pouco tempo, conseguirá se adaptar muito bem a todas as mudanças que acontecem.

Conhece algum outro motivo que deveria estar nessa lista? Se você está nesse período, o que faz para torná-lo melhor? Compartilhe suas experiências e ajude outras mulheres!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×