Reposição hormonal natural: existe contraindicação?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal natural

Falar em reposição hormonal para uma mulher que chega na faixa etária dos 40 anos é um assunto quase que obrigatório, afinal, a menopausa está se aproximando e pode mudar completamente a qualidade de vida dessas pacientes.

Por isso, a discussão atualmente não se baseia mais apenas no aspecto de fazer ou não uma reposição hormonal, mas sim em optar por uma reposição sintética ou uma reposição hormonal natural.

Já se sabe que a reposição hormonal sintética não é uma alternativa viável para qualquer tipo de paciente, por conta de alguns de seus efeitos colaterais, mas e a reposição hormonal natural? Ela tem alguma contraindicação? Falaremos sobre esse assunto no artigo abaixo!

Menopausa e reposição hormonal: benefícios

Antes de falarmos sobre reposição hormonal natural especificamente, é importante falar da relação entre a menopausa e a reposição hormonal como um todo. Optar por esse tipo de tratamento nessa fase da vida em que tantas mudanças ocorrem, é uma ótima maneira de evitar que os sintomas relacionados com os baixos níveis de hormônios femininos no sangue se manifestem.

Por isso, para a mulher que faz a reposição hormonal, os benefícios em sua qualidade de vida são claramente observados e podem melhorar sua disposição e humor nessa fase.

O que é a reposição hormonal natural?

A reposição hormonal natural é uma alternativa de tratamento de reposição dos níveis de hormônios no sangue, feito a partir do uso de compostos desenvolvidos com nutrientes e ingredientes 100% naturais.

As cápsulas utilizadas no tratamento de reposição hormonal natural são desenvolvidas a partir de um composto da soja, chamado de isoflavona, que atua no organismo feminino como um substituto natural dos hormônios que estão em baixa durante a menopausa. Por isso, após sua ingestão, é esperada uma melhora dos sintomas relacionados com essa fase da vida.

reposição hormonal natural

Por que essa alternativa existe?

Desenvolveu-se a alternativa da reposição hormonal natural para mulheres na menopausa por conta do grande número de pacientes que não podiam realizar o tratamento sintético, por questões de saúde. Essas mulheres, portanto, tinham que obrigatoriamente conviver com os sintomas dessa fase da vida, que podem reduzir significativamente sua qualidade de vida por um bom período de tempo.

A descoberta dos efeitos da isoflavona no organismo foi a saída que a medicina moderna encontrou para conseguir tratar essas pacientes que tinham contraindicações para realizar o tratamento tradicional.

Quais seriam as contraindicações desse tipo de tratamento?

De uma maneira geral, é possível falar que não existe contraindicação para a realização da reposição hormonal natural, visto que os medicamentos utilizados nesse tratamento são desenvolvidos a partir de compostos 100% naturais.

Não se espera, portanto, sintomas relacionados com o tratamento sintético, como o aumento do risco de câncer de mama, dores de cabeça e desconfortos. De qualquer maneira, como cada paciente pode reagir de maneira completamente diferente de acordo com o uso de um tratamento — mesmo que ele seja natural — o recomendado é fazer o uso desses medicamentos naturais com um acompanhamento profissional.

Quem pode me orientar no uso desse tratamento?

Apesar de ser uma alternativa natural, é recomendado que apenas o médico ginecologista (ou especialista em saúde da mulher) possa fazer a prescrição da reposição hormonal natural para uma paciente. Esse profissional conhece as principais características do organismo de sua paciente e conseguirá dizer se esse tratamento é a alternativa segura e correta para ela durante a menopausa.

Você já conhecia a alternativa da reposição hormonal natural? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×