5 benefícios da soja para mudar sua vida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

benefícios da soja

Melhorar a sua saúde e qualidade de vida por meio da alimentação é algo ótimo, não é mesmo? Afinal, é uma forma de mudar hábitos que, de certa forma, é tranquilo de fazer e os resultados surgem rapidamente.

Um dos alimentos que você pode acrescentar em sua rotina e que trará uma série de mudanças positivas é a soja.

Então, continue lendo e descubra 5 benefícios da soja que irão tornar sua vida mais saudável e comece agora a incluí-la em sua dieta.

1. Diminui os sintomas da menopausa: um dos principais benefícios da soja para as mulheres

Um dos principais e mais conhecidos benefícios da soja é a redução dos sintomas da menopausa em mulheres que já chegaram nessa fase. Isso ocorre porque o grão é rico em isoflavonas, um tipo de fitoestrogênio.

O fitoestrogênio é uma substância que possui uma estrutura semelhante a do estrogênio produzido pelo corpo da mulher. Assim, quando ele é metabolizado pelo organismo, é absorvido pelos receptores de estrogênio das células, tal como o hormônio natural.

Com isso há um alívio dos sintomas da menopausa, que são tão desconfortáveis e afetam consideravelmente a qualidade de vida da mulher.

2. Funciona como um substituto da proteína animal: perfeita para os veganos

Outra vantagem de incluir a soja na sua dieta é a alta concentração de proteínas em sua composição. Não é à toa que ela funciona como substituto da proteína animal, principalmente para quem deseja reduzir ou eliminar o consumo de carne de sua vida.

Principalmente para mulheres que estejam entrando na menopausa, isso é benéfico, pois, a partir dessa fase há uma redução do tônus muscular, derivada da redução hormonal. Então o consumo adequado do grão de soja, em conjunto com a prática de atividades físicas, auxilia na redução desse problema.

3. Ajuda na prevenção do câncer: garantia de vida mais saudável

Um dos benefícios da soja mais significativos para melhorar a qualidade de vida é a sua capacidade de reduzir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente devido à sua ação antioxidante.

benefícios da soja

Alguns dos tumores que o consumo do grão ajuda a prevenir são:

  • câncer de mama;
  • câncer de útero;
  • câncer de ovários;
  • câncer de endométrio;
  • câncer de próstata.

4. Ajuda na prevenção da osteoporose: mais saúde para seus ossos

Um dos grandes benefícios da soja está na sua capacidade de atuação em duas frentes para a prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres, que estão mais propensas a essa condição.

Em primeiro lugar, como falamos, devido a sua grande concentração de proteínas, o grão de soja é um importante aliado no fortalecimento muscular, principalmente aliado com a prática de exercícios físicos específicos para esse fim.

Outra frente de atuação é por meio da facilitação da absorção de cálcio pelo organismo, ajudando a melhorar a saúde dos ossos e reduzindo a perda óssea característica nesse momento da vida.

5. Auxilia na redução do colesterol: mais saúde para seu coração

Outro ponto positivo de acrescentar a soja à dieta é na redução do colesterol “ruim” (LDL), que traz uma série de problemas para o sistema cardiovascular, tais como:

  • aumento do risco de infarto;
  • aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC);
  • redução da circulação.

Além disso, o consumo do grão também ajuda no aumento do colesterol “bom”, o HDL.

Você já conhecia esses 5 benefícios da soja? Ficou alguma dúvida sobre algum deles? Conte nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×