Como ter qualidade de vida na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

como ter qualidade de vida

A chegada da menopausa marca um período no qual muitas mulheres percebem mudanças significativas em suas vidas. E uma constante é a diminuição da qualidade de vida ao longo do tempo.

Isso porque, em conjunto com muitos dos sintomas da menopausa, há a diminuição da velocidade do metabolismo, o surgimento de doenças crônicas que são comuns a partir dos 50 anos (como diabetes, hipertensão, entre outras), fazendo com que haja uma piora na qualidade de vida.

Mas, então, como ter qualidade de vida na menopausa e o que fazer nessa nova fase de sua vida? Continue lendo e aprenda dicas simples, mas que mudarão a sua rotina.

Faça atividades físicas regularmente

A prática de atividade física é uma importante aliada para conseguir melhorar a qualidade de vida após a chegada da menopausa. Em primeiro lugar, sua prática auxilia a diminuir alguns dos sintomas mais desconfortáveis do climatério como, por exemplo, as ondas de calor (fogacho) e insônia.

Além disso, os exercícios auxiliam no controle do peso e da gordura abdominal, evitando complicações derivadas do aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares a partir dos 50 anos.

Por fim, a prática recorrente ajuda a aumentar os níveis de dopamina e serotonina, ajudando a evitar o surgimento de problemas graves como depressão, além de deixá-la mais feliz.

Cuide da sua alimentação

Ao responder sobre como ter qualidade de vida em qualquer momento da vida, uma das primeiras respostas é: cuide da sua alimentação. Uma dieta saudável permite uma rotina muito mais tranquila.

Em primeiro lugar, reduzir o consumo de alimentos processados e gordurosos auxilia no controle do colesterol ruim (LDL), ajuda no controle de peso e diminui os riscos de problemas cardiovasculares.

Além disso, quando você consome itens que não são saudáveis, eles podem causar desconfortos e inchaços, diminuindo a sua disposição.

como ter qualidade de vida

Por fim, a inclusão de bons alimentos auxilia não só na diminuição dos sintomas da menopausa (como o consumo de soja), mas também permite manter a sua saúde em dia, deixando os níveis de vitaminas e nutrientes equilibrados em seu organismo.

Viaje mais

Qualidade de vida vai além de simplesmente ter uma boa saúde física. Os cuidados com a sua mente também ajudam nesse quesito. E uma das coisas que mais contribuem positivamente para isso é viajar mais.

Isso ajuda você a conhecer novos lugares, novas pessoas e sair da sua zona de conforto, permitindo ter novas experiências que ajudarão a se sentir mais tranquila, animada e feliz.

Faça atividades que realmente goste

Ao longo da vida, devido a uma série de problemas, passamos dias sem fazer o que realmente gostamos. O trabalho não é o que sonhamos, os cuidados com a família impedem cuidados consigo mesma, não há tempo para fazer algo que realmente queira.

Então, que tal aproveitar esse momento, em que a aposentadoria está mais próxima e os filhos não demandam mais tantos cuidados, para se dedicar a algo que traga satisfação e prazer à sua vida?

Divida experiências com suas amigas sobre como ter qualidade de vida na menopausa

Se você teve dificuldades em saber como ter qualidade de vida na menopausa, imagine o que outras mulheres passam também? Por isso, é importante que você divida essa experiência com aquelas que estejam vivenciando a mesma situação que você.

É uma oportunidade também para ter mais encontros com outras amigas, melhorando também a sua interação social — o que também ajuda na promoção de uma melhor qualidade de vida.

Ficou alguma dúvida sobre como ter qualidade de vida na menopausa? Deixe para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×