Reposição hormonal: qual médico procurar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal

Durante a menopausa, a saúde feminina fica mais suscetível e, por isso, requer cuidados especiais. Uma das formas de melhorar a qualidade de vida e lidar com as transformações do período é por meio da reposição hormonal.

Embora o tratamento seja bastante popular, não existe apenas uma possibilidade. Além de tudo, cada pessoa tem necessidades específicas, as quais devem ser consideradas para uma atuação efetiva. Para garantir os melhores resultados, é fundamental contar com apoio profissional.

Mas você sabe qual médico deveria procurar? A seguir, descubra a quem recorrer e como fazer a reposição hormonal da maneira correta.

Por que é preciso buscar um especialista?

As alterações nos níveis hormonais geradas pela menopausa afetam diretamente a saúde. Os efeitos, que são logo sentidos, vêm na forma de sintomas, como as ondas de calor, a insônia e as mudanças de humor.

Há, ainda, maior propensão a certas condições de saúde. A diminuição do metabolismo e o aumento do acúmulo de gordura ampliam as chances de doenças cardiovasculares, por exemplo. A osteoporose também é um risco desse momento delicado.

A reposição hormonal surge como uma alternativa para estabilizar os níveis hormonais, combater sintomas e diminuir os riscos à saúde. Contudo, cada pessoa tem condições específicas e somente um médico pode atendê-las.

Ir a um profissional, portanto, traz segurança para a escolha do tratamento. Além de tudo, é uma forma de acompanhar a saúde de perto para lidar com quaisquer pontos de atenção.

reposição hormonal

Qual médico procurar para fazer a reposição?

Quando uma mulher fica menstruada pela primeira vez, o comum é que ela busque um ginecologista. Especialista no sistema reprodutor feminino, o profissional é capaz de realizar análises e dar indicações precisas. Com a menopausa, vale a mesma coisa. Ir a um ginecologista de confiança garante o acompanhamento do processo de reposição hormonal.

Como essa fase é complexa e como é o seu bem-estar que está em jogo, é preciso ir a mais de um profissional. Como ele é o responsável por cuidar da parte dos hormônios, é recomendado procurar um endocrinologista, especialmente se você tiver problemas prévios.

Embora não estejam diretamente ligados ao tratamento hormonal, o cardiologista e o nutricionista ajudam a controlar a saúde e evitar possíveis doenças relacionadas à condição.

Como a reposição hormonal é escolhida?

Depois de recorrer ao médico certo, como um ginecologista, a reposição será recomendada de acordo com cada paciente. Tudo começará com a realização de exames, principalmente para saber quais são os níveis hormonais. Na sequência, há uma análise de sintomas e principais queixas no período, de modo a reconhecer os pontos críticos.

A avaliação do histórico médico vem logo em seguida. Mulheres que já tiveram câncer ou que têm casos na família, por exemplo, não podem recorrer ao uso de hormônios sintéticos. Por outro lado, o tratamento natural para menopausa é praticamente livre de contraindicações e não gera efeitos colaterais.

Com uma análise do quadro, o especialista poderá decidir junto com você qual é o melhor caminho a seguir. Assim, será fácil encarar o período e tudo se torna mais seguro.

Ao saber a qual médico recorrer, a reposição hormonal ocorrerá de forma adequada e personalizada. O maior benefício é poder cuidar da saúde, ao mesmo tempo em que há um alívio dos sintomas da menopausa.

Restou alguma dúvida sobre o processo? Conte nos comentários e participe!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×