5 motivos para investir no tratamento de reposição hormonal natural

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ao chegar próximo a menopausa, é o momento de a mulher definir se irá fazer algum tratamento de reposição hormonal ou não e como ele será feito: se será através de hormônio sintético ou através de produtos naturais. Esta é uma decisão pessoal da mulher e deve ser tomada em conjunto com o médico responsável pelo tratamento. Porém é importante que ela se informe em relação a quais são os pontos principais de cada um destes métodos, para tomar uma decisão mais consciente.

Para começar a se informar, veja quais são os cinco motivos para investir no tratamento de reposição hormonal natural:

Redução dos efeitos colaterais

A maioria dos tratamentos de reposição hormonal naturais não possuem efeitos colaterais perigosos para a saúde, tal como os hormônios sintéticos possuem. O estrógeno sintético pode provocar reações diversas no organismo, tais como potencializar os riscos de AVC e infarto, aumento na produção de trombos no organismo (principalmente para as mulheres que já possuam parentes próximos com este problema), aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário em mulheres que já possuam predisposição genética para o surgimento destes problemas, entre outros problemas.

Já a opção por um tratamento de reposição hormonal natural pode diminuir os efeitos colaterais a quase zero, já que são substâncias que podem ser encontradas até em alimentos consumidos no dia-a-dia.

Uso apenas de substâncias naturais

Muitas pessoas optam por seguir uma vida mais natural, diminuindo o uso de substâncias industrializadas e sintéticas. Isso de fato traz diversos benefícios para o organismo, entre elas um melhor funcionamento e diminuição de problemas decorrentes da ingestão dessas substâncias não-naturais.

Assim, ao fazer o tratamento de reposição hormonal natural é possível que uma pessoa que tenha optado por uma vida mais natural não quebre seus princípios, podendo fazer a reposição hormonal sem maiores problemas.

tratamento de reposição hormonal natural

Alivio dos sintomas da menopausa

Por serem fitoestrogênios, o tratamento de reposição hormonal natural atua de forma similar ao tratamento sintético.

Com o consumo de fitoestrogênios, o corpo reconhece como se tivesse uma maior concentração do hormônio no organismo e então há a diminuição dos sintomas da menopausa, como ondas de calor, alterações bruscas de humor, insônia, falta de libido, ressecamento vaginal, entre outros.

Prevenção do câncer de mama

Diferente do estrogênio sintético, que pode ajudar a potencializar as chances de surgimento do câncer de mama ou alimentá-lo caso o tumor já se encontre presente e a mulher não saiba, o fitoestrogênio encontrado no grão de soja, por exemplo, ajuda na prevenção do câncer de mama. Estudos apontam que mulheres que tenham dietas ricas em soja possuem menor chances de desenvolverem o tumor.  Ou seja, vale mais a pena prevenir do que estimular o câncer com a ajuda do tratamento de reposição hormonal natural.

Prevenção da osteoporose

Além de amenizar os efeitos da menopausa, o uso de fitoestrogênio ajuda na prevenção da osteoporose. Isto porque substâncias como a isoflavona (fitoestrogênio natural encontrado na soja) ajudam a evitar a liberação de cálcio na urina, fazendo com que ela fique retida no organismo.

Então, após ler esse post, o que acha? O realizar tratamento de reposição hormonal natural vale a pena ou não? Deixe sua opinião e dúvidas sobre este assunto nos comentários.

Que tal conferir algumas dicas de bem estar para a saúde da mulher após os 40 anos? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×