Um dos problemas mais conhecidos ligados ao surgimento da menopausa é o desenvolvimento da osteoporose. Isto porque o enfraquecimento dos ossos começa devido a redução dos níveis de estrogênio do corpo – o que ocorre neste momento da vida da mulher.
Um dos principais problemas da osteoporose na menopausa é ser uma doença que começa silenciosamente e que começa a se manifestar fisicamente quando seus danos já estão bem avançados. Porém, é possível combatê-la em seu início ou antes mesmo dela começar a apresentar os primeiros indícios de desenvolvimento.
Confira sete exercícios que podem te ajudar a combater a osteoporose na menopausa:
Musculação: fortalece a musculatura e protege os ossos
Para combater a osteoporose na menopausa, é imprescindível que se fortaleçam os músculos que dão sustentação aos seus ossos. Isso porque músculos fortes evitarão maiores traumas aos ossos enfraquecidos, protegendo-os de fraturas e outros problemas em uma eventual queda, por exemplo.
A musculação pode – e deve- ser feita neste período, não sendo contraindicada. Porém, deve ser feita com orientação de um profissional para evitar lesões e problemas que possam comprometer a sua saúde física.
Caminhada: sustentação para os ossos
Para aqueles que não são fãs de academia e puxar peso, uma simples caminhada pode ser uma boa solução para combater a osteoporose na menopausa. Econômica (não precisa de pagar mensalidade para realizá-la), boa para espairecer (quando feita ao ar livre), é indicado fazer 30 minutos pelo menos três vezes na semana para que possa ter resultados positivos em seu corpo. Mas mesmo 10 minutos por dia já ajudam você a manter seus músculos trabalhando e se fortalecendo, dando sustentação ao seu corpo.
Dançar: maneira lúdica e divertida de combater a osteoporose na menopausa
A dança é benéfica não só para o aumento da massa magra e perda de gordura, mas também é uma ótima atividade para aumentar a autoestima da mulher e aumentar seu círculo de amizades. Por serem atividades coletivas, ajudam também a diminuir outros sintomas da menopausa, principalmente a depressão. Escolha um ritmo que te agrada (dança de salão, zumba, zouk, samba, entre diversos outros) e caia dentro!
Hidroginástica: menor impacto, maior proteção
Exercícios na água, além de ajudarem no fortalecimento muscular que ajuda a combater a osteoporose na menopausa, contribuem para a diminuição de possíveis lesões devido a impacto. Também é uma atividade coletiva, que traz uma série de benefícios, como já falamos ali em cima.
Além disso, também pode ajudar a aliviar as crises de fogacho – escolha um horário de aula próximo a quando as crises ocorrem e verá que ajuda a aliviar estes sintomas.
Natação: menor intensidade de lesões
Para quem não gosta de muita agitação ou então tem maior afinidade com esse exercício, a natação também ajuda no fortalecimento muscular aliviando a possibilidade de lesões por impacto. São exercícios bem completos e que contribuem consideravelmente para o tônus muscular, além de ajudar na perda de peso.
Pilates: alongamento e fortalecimento muscular
O pilates, além de ajudar no fortalecimento muscular, também pode auxiliar a reposicionar a postura, aliviando dores que você possa vir sentindo ao longo da vida. Também contribui para melhor equilíbrio, melhor respiração e também possuem baixíssimo risco de lesão por impacto.
Yoga: paz e boa forma em um único exercício
A Yoga ajuda você a fortalecer os músculos, a respirar melhor, a melhorar a postura (aliviando as dores que este problema causa), e também traz diversos benefícios para a mente: a Yoga permite você aliviar o estresse cotidiano e o potencializado pelos sintomas da menopausa, ajuda no autoconhecimento, faz com que você olhe mais para dentro de si e aquiete a sua mente esquecendo os problemas.
Então, qual desses exercícios para combater a osteoporose na menopausa você mais gosta? Já praticou algum deles? Conte para nós nos comentários. E aproveite para baixar nosso e-book com dicas para aumentar o seu bem-estar após chegar aos 40 anos.
Comentários no Facebook