Mitos e verdades sobre terapia hormonal com soja na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muito se fala sobre a terapia hormonal como única solução para a mulher que não quer sofrer com as consequências da chegada da menopausa. Alguns afirmam que a reposição hormonal é perigosa para a saúde, enquanto outros alegam que os riscos não são tão grandes quanto comparados ao benefício para o bem-estar dessas pacientes.

Uma solução apresentada para a tratar os sintomas da menopausa é a utilização de um tratamento natural, feito a base de soja, mas que nem todas as pacientes – e até mesmo médicos – conhecem a fundo.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os mitos e verdades relacionados com a terapia hormonal com soja na menopausa. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

A soja é um produto que não oferece riscos para a saúde: Verdade

Ao contrário de boa parte das informações veiculadas sobre o tratamento de reposição hormonal artificial afirmando que ele pode ser prejudicial à saúde, a soja é um produto inofensivo utilizado na terapia hormonal e que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres nessa fase da vida.

Como é um alimento rico em isoflavona, que é reconhecida como uma formulação similar ao hormônio feminino que está em baixa na menopausa, a soja pode ser usada sem preocupação para ajudar a melhorar o bem-estar da mulher nessa fase da vida, evitando os riscos relacionados com o uso de compostos artificiais.

Quem usa soja precisa também fazer a terapia hormonal tradicional: Mito

Muitas mulheres que fazem terapia hormonal com soja  acreditam precisar também aderir ao tratamento artificial para poder controlar todos os sintomas da menopausa. Essa situação, entretanto, não é verdade. Muitas mulheres se adaptam muito bem à dosagem de isoflavona oferecida pela soja e, por isso, conseguem ter melhor qualidade de vida ficando livre dos sintomas dessa fase da vida.

terapia hormonal

Terapia hormonal com soja ajuda a minimizar os sintomas da menopausa: Verdade

Essa informação é somente um complemento do mito que apresentamos acima. A soja é capaz de minimizar os sintomas da menopausa sozinha, atuando como uma terapia hormonal única e natural, atendendo inclusive muitas mulheres que não podem contar com o auxílio da reposição artificial para viver melhor.

Mulheres com risco elevado de câncer de mama não podem ingerir soja: Mito

Algumas pacientes tem medo de introduzir a soja (ou compostos desenvolvidos com essa leguminosa) em sua alimentação porque afirmam que as doses elevadas de isoflavona podem também aumentar o risco de desenvolver câncer de mama. Essa informação, entretanto, não é verdadeira. A soja, ao contrário das terapias artificiais, é uma das alternativas mais eficientes de terapia hormonal para mulheres que apresentam histórico familiar de câncer de mama, exatamente porque não influenciam no desenvolvimento dessa doença após a sua ingestão.

A soja, além de ajudar na menopausa, é nutritiva: Verdade

A soja é um alimento extremamente nutritivo. Além de ser rica em isoflavona, ela também é uma fonte importante de proteínas vegetais, fibras alimentares, cálcio, ferro, magnésio e até gorduras saudáveis. Por causa dessas características ela é, muitas vezes, escolhida para substituir carnes e laticínios na dieta de mulheres que querem diminuir o consumo de produtos de origem animal, ou de gorduras saturadas.

Você conhecia essas informações sobre a terapia hormonal com a soja na menopausa? Conte para a gente! Compartilhe suas dúvidas e impressões!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×