Como saber se estou entrando na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ao chegar próximo aos 40-45 anos, muitas mulheres começam a se perguntar como será quando a menopausa chegar. Este período é uma fase de diversas transformações para mulher que vão acontecendo lentamente e, por isso, torna-se complicado delimitar exatamente quando começa o início do período que levará a menopausa.

Se você está nessa faixa de idade e não sabe se está começando esta nova fase, confira alguns sinais de que ela está chegando:

Menstruação irregular

O sinal mais claro de que a menopausa está chegando é quando a menstruação passa a se tornar irregular. Ela pode vir com menor frequência, como por exemplo, demorar mais de um mês para descer ou então ela pode se tornar mais frequente, vindo duas vezes por mês. Isto acontece devido a mudança hormonal que começa a mexer com os níveis de estrogênio e progesterona, responsáveis pelos ciclos menstruais. É claro que apenas um ciclo irregular não significa necessariamente o começo do climatério, mas se estas irregularidades começarem a se repetir, pode ser um dos sintomas de que a menopausa está vindo.

Ressecamento vaginal

Como os níveis de estrogênio começam a diminuir, um dos primeiros sintomas físicos que pode aparecer (antes mesmo da menstruação começar a ficar irregular) é o ressecamento vaginal. Como o estrogênio é um hormônio vasodilatador, ele aumenta a circulação na região vaginal. Na sua ausência, as paredes da região ficam mais finas, menos flexíveis e mais secas. Como consequência ainda, podem ocorrer alterações no pH vaginal, o que talvez leve ao desenvolvimento de corrimentos que não aconteciam anteriormente.

menopausa

Problemas com libido

Da mesma forma que a queda na produção de hormônios afeta a lubrificação vaginal, o estrogênio também é responsável pela libido na mulher. A partir do momento que a ovulação para de acontecer, o período fértil começa a tornar-se inexistente. Com isso o corpo acaba sentindo uma diminuição acentuada da libido na proporção da diminuição da produção de estrogênio. Tal como o ressecamento vaginal, este sintoma pode aparecer anos antes da menopausa começar efetivamente.

Instabilidade emocional

Devido as mudanças nos hormônios que começam no início do climatério, é possível que ocorram sérias alterações de humor neste período. Pense nas crises de TPM que você enfrentou naqueles dias antes da menstruação vir. São oscilações semelhantes – porém, mais constantes – que ocorrem quando a menopausa está para chegar. Até que os níveis de produção de estrogênio se estabilizem e seu organismo acostume, a instabilidade emocional pode se tornar rotina na vida da mulher.

Calor excessivo

O famoso “fogacho” pode começar antes mesmo da menopausa se instalar. A mulher passa a sentir ondas de calor, principalmente na região do rosto, de forma inexplicável (inclusive em dias frios). Esses sintomas também podem anteceder as alterações na menstruação, mostrando que a mulher está próxima de entrar no climatério. Por isto, se você começar a sentir diferenças de temperatura inexplicáveis, pode ser um sintoma da menopausa.

É possível perceber que algumas dessas mudanças acontecem bem antes da menopausa começar mesmo, não é? Assim, é possível iniciar precocemente o tratamento de reposição hormonal natural ou sintético, evitando os sintomas ruins que são frutos deste período.

Você já percebeu esses sintomas no seu dia a dia? Acredita que está entrando na menopausa? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×