Síndrome do Olho Seco. Por que ela aparece em mulheres na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Sindrome-do-Olho-Seco.-Por-que-ela-aparece-em-mulheres-na-menopausa

A menopausa traz uma série de sintomas e riscos para a saúde da mulher e um desses problemas pode incluir a síndrome do olho seco. Com cerca de 18 milhões de brasileiros acometidos por essa síndrome, a menopausa possui uma relação importante no aparecimento dessa condição devido às mudanças que ocorrem no corpo nesse período. Por isso, veja a seguir o que faz com que essa síndrome apareça em mulheres na menopausa.

Diminuição dos níveis de hormônios é o principal fator

Durante o período da menopausa, a mulher vai perdendo progressivamente a sua capacidade reprodutiva e, com isso, os níveis de hormônios também caem drasticamente. Graças a isso, todas as funções do corpo são afetadas de maneira importante e, na maioria das vezes, de modo prejudicial.

Com os olhos, acontece a mesma coisa. Embora não esteja totalmente claro o mecanismo que envolve os níveis de hormônios com a produção das lágrimas, a verdade é que a diminuição drástica dos níveis de estrogênio diminui a lubrificação na região dos olhos. Com isso, é mais comum que ocorram os casos de secura ocular nessa fase da vida devido à baixa nos hormônios.

Terapia de reposição hormonal sintética é fator de risco para síndrome do olho seco

Embora a relação ainda não esteja completamente confirmada, estudos sugerem que existe uma relação entre a terapia de reposição hormonal (TRH) feito com hormônios sintéticos e a ocorrência da síndrome do olho seco.

Essa relação é importante porque a baixa de hormônio como uma das causas principais pode levar as mulheres imediatamente para a busca da reposição hormonal. Apesar disso, o estudo com mais de 20 mil participantes mostra que o uso de estrogênio sintético pode agravar ainda mais o quadro.

síndrome do olho seco

Perda de elasticidade dos tecidos também entra na conta

No período da menopausa a mulher também encara um desafio relacionado à perda de elasticidade nos tecidos em geral. Isso acontece com o rosto, o corpo e até mesmo com a parede vaginal.

Com o olho, isso também não é diferente e há uma perda na elasticidade natural das membranas que compõem os olhos. Com isso associado aos problemas na produção de lágrimas, o que acontece é justamente a síndrome do olho seco levando a problemas para enxergar nitidamente.

Envelhecimento da glândula lacrimal também tem influência

Excluindo-se os casos de menopausa precoce, é natural que a menopausa aconteça após os 40 anos da mulher. Nesse período existe uma degeneração maior de todos os tecidos e estruturas do corpo, independentemente da menopausa. Isso se deve ao processo natural de envelhecimento que inclui a perda progressiva de células e suas funções.

Esse envelhecimento e degeneração também acontecem na glândula lacrimal, fazendo com que ela produza menos lubrificação para os olhos e, portanto, levando a essa síndrome. Assim, também é por causa do período naturalmente mais avançado da vida que esse problema ocular tende a acontecer na menopausa, já que pode ser motivado pelo envelhecimento natural das células.

A síndrome do olho seco está fortemente relacionada à menopausa por causa da diminuição de hormônios, da perda de elasticidade nos tecidos e ao envelhecimento natural da glândula lacrimal. Outro importante fator de risco observado em mulheres na pós-menopausa é o tratamento de reposição hormonal, principalmente com estrogênio e que indica a necessidade de busca de um tratamento natural de modo a evitar a ocorrência desse problema.

Ainda tem alguma dúvida sobre a relação entre esse problema e a menopausa? Não deixe de comentar e de participar.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×