Os 5 inimigos do seu metabolismo na menopausa e como combatê-los

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Os 5 inimigos do seu metabolismo na menopausa e como combatê-los

Ao chegar próximo aos 40, muitas mulheres percebem alterações significativas no seu corpo e muitas delas não são tão positivas quanto elas gostariam. Uma das mais chatas e incômodas é a queda do metabolismo na menopausa, que pode levar a inchaços abdominais, mau humor e aumento no peso com dificuldade para perder o que foi ganho.

Mas afinal, por que isso acontece nessa época da vida? E o que pode ajudar a potencializar o metabolismo lento? Continue lendo e descubra!

Por que há uma queda no metabolismo na menopausa?

O metabolismo na menopausa diminui porque os hormônios produzidos pelo corpo da mulher ajudam a regularizá-lo. Na verdade, a queda já ocorre continuamente porque a taxa metabólica basal (uma espécie de “média de velocidade do metabolismo”) cai um pouco todo ano.

Porém, ao chegar na menopausa, há um baque maior devido à redução na produção de hormônios femininos, como já explicamos neste post.

Mas é possível agravar mais ainda a situação. Veja os cinco inimigos do seu metabolismo e como combatê-los.

1. Sedentarismo

O sedentarismo é um inimigo poderoso e que favorece a queda do metabolismo na menopausa. Isso porque quanto mais você ficar parado, mais o seu corpo reconhece que não precisa exigir muito de si mesmo e que poderá ficar mais lento, em uma espécie de “zona de conforto”. Por isso é bom colocar o corpo para se mover! Faça atividades físicas constantes: 30 minutos por dia já é o suficiente para ajudar o seu metabolismo a acelerar.

2. Falta de hidratação

Quanto mais água estiver em seu organismo, mais rapidamente ele irá trabalhar. Isso porque em ambientes com pouca hidratação, o corpo funciona em uma espécie de “estado de alerta”: afinal, ele não pode ficar desidratado. Com isso ele reduz a velocidade para poupar o gasto de água e acaba causando uma queda no metabolismo. Para consertar isso, o ideal é que você consuma pelo menos dois litros de água por dia para evitar riscos de desidratação e uma desaceleração das ações do seu organismo.

metabolismo na menopausa

3. Maus hábitos alimentares

Uma das coisas que também potencializa as alterações no metabolismo na menopausa é a alimentação ruim. Alimentos sobrecarregados de gordura, falta de fibras e outros nutrientes ou excessivamente pesados acabam facilitando a desaceleração do organismo. Outro ponto também é o grande espaçamento entre as refeições. O corpo entende que você está passando por uma privação de comida e, por isso, deve reduzir as suas atividades para não se desgastar precocemente. Para combater isso procure um profissional que possa te orientar a se alimentar bem, além de evitar passar longos períodos sem comer.

4. Problemas hormonais

Como falamos ali em cima, uma das principais causas da queda no metabolismo são os problemas hormonais. Para resolver isso, seu organismo precisa passar por uma terapia de reposição hormonal. Através dela é possível repor os hormônios que não são mais produzidos pelo corpo e conseguir acelerar o metabolismo novamente.

5. Problemas no sono

Dormir mal é um inimigo em potencial para causar a queda no metabolismo. Um corpo não descansado não consegue entrar em um ritmo mais acelerado. Mais uma vez, o organismo entende que precisa poupar energia a longo prazo e reduz suas atividades. Por isso é essencial que você durma bem, dentro das suas necessidades de sono (o número de horas é o necessário para que você acorde bem disposta, sem prejuízo físico ou cognitivo por causa do cansaço).

Você está sentindo as alterações do seu metabolismo na menopausa? Que tal mudar suas atitudes e melhorar sua qualidade de vida? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre como ter um dia-a-dia melhor após a menopausa!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×