Como é o metabolismo depois dos 40

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muitas mulheres começam a pirar quando chegam próximo aos 40 anos. Isto porque há uma série de mudanças que ocorrem no corpo da mulher, provocada principalmente pelas mudanças hormonais, que muitas vezes são realmente difíceis para se adaptarem – entre elas, principalmente a menopausa. Para que você possa lidar melhor com isso, é importante saber o que acontece com seu corpo. Hoje vamos explicar como funciona, no corpo da mulher, o metabolismo depois dos 40. Confira!

As mudanças no metabolismo são graduais

Muitas mulheres pensam que o metabolismo tem uma espécie de relógio, no qual quando bater “40 anos”, ele vai pegar e reduzir drasticamente a velocidade na qual opera. Não é assim. Na verdade existe uma taxa metabólica basal, que é uma espécie de “média de velocidade” do seu organismo. Todo ano, quando você vai ficando mais velha, ele cai um pouquinho, de forma que esta percepção é lenta e gradual.

Lógico que se você comparar com seu metabolismo aos 20 anos, a diferença será grande, mas se comparar aos 35 anos, por exemplo, a diferença será bem sutil. Isto ocorre, principalmente, devido ao envelhecimento celular do corpo, de forma que o trabalho das células e dos órgãos “não rendem” mais como anteriormente.

O efeito da redução hormonal

O metabolismo depois dos 40 ganha como bônus a redução na produção dos hormônios femininos, com a chegada da menopausa.  A redução deles pode contribuir para um aumento do peso, que já é potencializada pela redução na velocidade do metabolismo.

A redução na produção também não ocorre totalmente de uma vez, de forma que você poderá sentir que os primeiros sintomas da menopausa estão chegando, como fogacho, diminuição da libido e da lubrificação vaginal, mudanças de humor, ressecamento da pele, menstruação irregular e diversos outros sintomas bem incômodos, como já tratamos nesse artigo aqui.

metabolismo depois dos 40

Perder peso é difícil, mas não impossível

Mas então, como resolver isto? Afinal, metabolismo mais lento significa uma dificuldade maior em perder peso a curto e a longo prazo. Mesmo com a redução, a lógica do seu organismo continua a mesma: se você come mais do que gasta, engorda. Se você gasta mais do que come, emagrece. Uma das soluções para o metabolismo depois dos 40 é reduzir a quantidade de calorias que come, ou então se exercitar mais intensamente para perder o peso da mesma forma que perdia antes.

Porém, e os hormônios, que também dificultam no metabolismo e na perda de peso? Neste caso, o ideal seria começar uma Terapia de Reposição Hormonal, de forma que a quantidade de estrogênio que seu corpo deixará de produzir seja reposta por alguma fonte externa. Há duas opções de tratamento: a sintética e a natural. Nós já falamos sobre isso antes e mostramos para você porque a natural é a mais recomendada.

Com a junção de atividade física, alimentação saudável e terapia de reposição hormonal natural, você poderá reequilibrar seu corpo e seu metabolismo depois dos 40, mantendo a qualidade de vida que vinha tendo anteriormente. Mas lembre-se, não é porque você ainda não está sentindo fortemente que o metabolismo não esteja desacelerando. Passe a observar o seu corpo e você perceberá como essas mudanças são sutis e graduais.

Então, já observou estas mudanças no seu corpo? O que você já pensou em fazer para ajudar seu metabolismo? Conte para nós nos comentários!

Que tal conferir algumas dicas de bem estar para a saúde da mulher após os 40 anos? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×