Quem tem pressão alta pode fazer um tratamento de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento de reposição hormonal

A hipertensão é um problema bastante delicado e que, atualmente, já atinge mais as mulheres do que os homens. Esse problema, inclusive, tende a ser mais comum a partir dos 50 anos, que é quando as mulheres perdem a proteção oferecida pelos hormônios.

Diante da menopausa, a reposição hormonal surge como uma possibilidade para aliviar sintomas e melhorar a qualidade da saúde de maneira geral. Ao mesmo tempo, pode ser uma opção arriscada para hipertensas.

Para não errar, veja a seguir se quem tem pressão alta pode fazer um tratamento de reposição hormonal.

O tratamento de reposição hormonal sintético e a hipertensão

Quando o tratamento de reposição hormonal é feito com hormônios sintéticos, os riscos para mulheres hipertensas é bastante considerável.

Isso acontece porque, segundo um estudo da PLoS ONE, esse tipo de terapia de reposição eleva a pressão sanguínea. Quanto mais tempo o tratamento dura, maior é o risco de a pressão se elevar e maior é o seu aumento.

A justificativa dada para o estudo é que o uso de hormônios sintéticos atrapalha o equilíbrio natural do organismo, levando à elevação da pressão.

Embora isso ainda exija estudos mais aprofundados, esse tratamento tem outras consequências, como para a circulação e o aumento do risco de aparecimento de câncer.

Com isso, tende a não ser uma opção muito indicada para mulheres cujo valor de pressão é mais elevado do que o considerado normal.

tratamento de reposição hormonal

A influência da soja na hipertensão

Por outro lado, se o tratamento de reposição com hormônios sintéticos não é tão indicado para hipertensas, o tratamento natural para a menopausa é, em geral, uma opção adequada. Feito principalmente à base de soja, esse tratamento é rico em substâncias conhecidas como isoflavonas.

De acordo com trabalhos apresentados na American College of Cardiology, pacientes que consomem isoflavonas com regularidade tendem a ter pressão arterial mais baixa justamente devido à regulagem hormonal.

Com isso, não apenas o tratamento natural ajuda a mulher na menopausa a sentir menos os efeitos e sintomas, como, ainda, pode ajudar a diminuir a pressão devido à atuação de suas substâncias. Além disso, por ser uma alternativa natural tende a oferecer muito menos efeitos colaterais e contraindicações do que a opção sintética.

A importância de buscar ajuda médica

Como a hipertensão é um problema que merece atenção especial, qualquer decisão a respeito de qual tratamento de reposição hormonal escolher deve ser tomada junto a um médico.

Esse profissional vai avaliar questões como níveis da sua saúde, controle da pressão arterial, fatores de risco e histórico de saúde. Além disso, ele também vai identificar a intensidade dos sintomas da menopausa, de modo que poderá decidir qual é a melhor alternativa para que você não perca saúde e nem qualidade de vida.

A pressão alta merece cuidados especiais, inclusive na hora de buscar um tratamento para a menopausa. Por isso, o ideal é consultar um médico para saber se você poderá realizar ou não um tratamento de reposição hormonal sintético ou se deverá optar pelo natural, por exemplo.

Caso tenha alguma outra questão, aproveite para deixar nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×