Não quer fazer reposição hormonal sintética? Confira 5 maneiras naturais para controlar a menopausa!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Não quer fazer reposição hormonal sintética Confira 5 maneiras naturais para controlar a menopausa

Com a aproximação da menopausa, começa a aparecer uma série de sintomas que, muitas vezes, comprometem o cotidiano e a qualidade de vida da mulher. Para aliviá-los é normal recorrer à terapia de reposição hormonal.

Porém, ao mesmo tempo, muitas mulheres preferem não fazer reposição hormonal sintética, pelos mais diversos motivos. Se você se inclui nesse grupo, veja cinco maneiras naturais para controlar a menopausa:

Por que muitas mulheres não querem fazer reposição hormonal sintética?

Muitas mulheres preferem evitar a reposição hormonal sintética, principalmente, devido aos efeitos colaterais que ele pode causar, tais como:

  • Aumento do risco de câncer endometrial;
  • Aumento do risco de formação de cóagulos;
  • Aumento do risco de trombose;
  • Aumento do risco de incidência de AVC (acidente vascular cerebral) e  infarto;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento do risco de desenvolvimento de doença vesicular biliar;
  • Aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Além disso, para pessoas que já tiveram qualquer um desses problemas não é possível fazer o tratamento com hormônios sintéticos, com risco de potencializar ou causar recidiva deles. Por fim, muitas delas possuem como princípio evitar ao máximo a inserção de componentes sintéticos em seu organismo, optando por alternativas mais naturais.

1. Soja

A soja é uma importante aliada para aliviar os sintomas da menopausa. Isso porque seus grãos são ricos de isoflavona. Segundo estudo da Unifesp, essa substância ajuda a reduzir os efeitos da menopausa, além de diminuição nas taxas de colesterol – algo importante para as mulheres a partir dos 40 anos.

Isso ocorre porque a isoflavona possui uma composição bastante semelhante a do estrogênio produzido no organismo da mulher, cumprindo papel semelhante a da reposição hormonal sintética. Os receptores de estrogênio contidos nas células recebem a substância como se fosse o hormônio natural e ele é metabolizado dessa forma, funcionando como uma reposição hormonal natural.

2. Óleo de prímula

O óleo de prímula é retirado das sementes da planta, encontrada no centro da América do Norte. É uma substância rica em ácidos graxos, importante para a síntese hormonal.

Segundo pesquisa realizada sobre o uso de substâncias naturais para o controle dos sintomas da menopausa, o óleo de prímula é um importante regulador dos hormônios femininos, ajudando principalmente na redução do fogacho (as famosas ondas de calor que acometem as mulheres na menopausa).

reposição hormonal sintética

3. Maca peruana

A maca é uma planta da região do Peru que é bastante conhecida por ajudar no aumento dos níveis de testosterona no organismo. Ele ajuda no sistema endócrino (responsável pela produção dos hormônios), ajudando a produzir os hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo.

Ela ajuda a diminuir as disfunções hormonais, diminuindo os efeitos problemáticos da menopausa. Além disso, a planta ajuda a melhorar a circulação, aumenta a velocidade de cicatrização e diminui a anemia. E também ajuda no aumento da libido, um dos sintomas mais preocupantes do climatério.

4. Valeriana

Um dos sintomas mais proeminentes da menopausa é a irritabilidade acentuada. Inclusive, muitas mulheres acabam ficando mais isoladas por acharem que é melhor do que se estressar constantemente com as pessoas em volta – algo que não é benéfico para ela.

A valeriana é uma substância natural que ajudam a relaxar o corpo e a mente, além de aliviar o estresse, a ansiedade e a insônia, ajudando a reduzir as perturbações do sono.

5. Vitamina C

A vitamina C também é uma importante aliada para quem pretende aliviar os sintomas da menopausa sem usar hormônio sintético. Estudos clínicos indicaram que o uso constante dessa substância alivia a incidência de cãibras nas pernas e dores. Outros benefícios são a melhora do sistema imunológico, melhora da pele e do tônus muscular.

Quer saber mais dicas de como melhorar a sua vida e saúde durante a menopausa? Continue acompanhando nosso blog! E ficou alguma dúvida de como manter a qualidade de vida sem fazer reposição hormonal sintética? Conte para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×