Quanto tempo dura a menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

quanto tempo dura a menopausa

A chegada do climatério é um momento cercado de perguntas, medos e incertezas para a mulher. As mudanças que ocorrem no corpo a partir dessa fase, além das alterações no humor causam alguns incômodos, de forma que a vinda desse momento desperta certa ansiedade.

Uma pergunta comum que é feita por quem está chegando a essa fase é: quanto tempo dura a menopausa? Veja a resposta a essa pergunta:

Quanto tempo dura a menopausa?

A menopausa é caracterizada pelo período no qual há o fim do ciclo reprodutivo da mulher. Ele se inicia no momento em que ocorre a última menstruação. Seu diagnóstico é dado a partir do momento em que se completam 12 meses desde a última vez em que ela apareceu.

Porém, a partir do momento em que ela se inicia, esse período se estende pelo resto da vida, ou seja, não há o “fim” do climatério. Mas afinal, quanto tempo dura a menopausa? O que pode ser dito é que, normalmente, ela começa entre os 40 e 50 anos de vida ou, em casos de chegada precoce, entre os 35–40.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Mas se não há resposta sobre quanto tempo dura a menopausa, é possível precisar mais ou menos o tempo em que os sintomas dessa fase duram na vida da mulher. Isso porque, apesar de ser permanente o fim do ciclo reprodutivo, os sintomas que permeiam esse momento também findam.

Por exemplo, as famosas ondas de calor (também conhecidas como “fogacho”) costumam durar entre 5 e 6 anos, segundo estudo realizado pelo Center for Outcomes Research and Evaluation, nos Estados Unidos. Porém, o mesmo trabalho aponta que 23% delas ainda continuam sentindo esse desconforto após 13 anos do início da menopausa. Soma-se ainda a esse tempo os sintomas da pré-menopausa, que são bastante semelhantes.

quanto tempo dura a menopausa

Esse tempo também é a média para os demais sintomas, tais como:

  • dores de cabeça;
  • inchaço;
  • queda na libido;
  • ressecamento de mucosas;
  • maior propensão ao desenvolvimento de depressão;
  • alterações súbitas de humor, entre outros.

Como aliviar os sintomas da menopausa?

Se não há como interromper a menopausa, é importante saber como aliviar seus sintomas, já que esse é um estado permanente e, muitas mulheres sentem seus efeitos ao longo de toda uma vida.

Mesmo para aquelas que terão tendência a pararem de sentir os incômodos físicos do climatério, o período pode ser longo demais e prejudicar consideravelmente a rotina. Por exemplo, dias subsequentes em que haja dor de cabeça excessiva pode levar a queda na produtividade no trabalho, afastamento das atividades preferidas e um forte desconforto no dia a dia.

Algumas formas de aliviar esses problemas são:

  • realizar atividades físicas constantemente;
  • hidratar-se constantemente;
  • alimentar-se saudavelmente;
  • realizar tratamento de reposição hormonal, seja ele natural ou sintético.

Deve-se lembrar sempre de não encarar a menopausa como uma doença. Essa é uma fase normal da sua vida e deve ser vista de forma positiva. O tratamento é apenas para reduzir os sintomas que podem prejudicar a sua rotina consideravelmente, ok?

Você tinha essa dúvida sobre quanto tempo dura a menopausa? O que achou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×