4 comidas à base de soja que irão transformar sua mesa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

comidas à base de soja

Combater os desconfortos da menopausa não é tarefa fácil. Mas uma alimentação balanceada e saudável pode fazer milagres, especialmente se a soja estiver incluída no cardápio.

Fonte natural de reposição hormonal, o alimento é composto por isoflavonas que aliviam incômodos e ainda ajudam na prevenção de outras doenças comuns nessa fase da vida. Seu consumo na forma de grãos, leite e tofu é comum, mas o ingrediente produz outros pratos interessantes para variar no paladar e na rotina.

Quer saber quais são eles e como prepará-los? Então, conheça agora 4 comidas à base de soja que vão transformar sua mesa!

1. Proteína de soja texturizada

A proteína texturizada é uma das comidas à base de soja mais versáteis. Substituta da carne, antes de ser refogada deve passar por um processo simples de hidratação: 20 minutos de molho em água são suficientes e depois basta espremer o excesso antes do preparo.

Ela pode ser temperada a gosto e consumida junto ao arroz e ao feijão, além de servir como recheio para tortas e sanduíches naturais. Para completar, é uma ótima fonte de ferro e vitaminas do complexo B, que ajudam no controle das alterações metabólicas que acontecem na menopausa.

2. Edamame é uma das opção para comidas à base de soja

Os grãos verdes da soja são denominados edamame. Eles devem ser colhidos ainda verdes, pois é quando seu sabor está mais doce. Essa é uma das comidas à base de soja de maior sucesso entre vegetarianos, pois pode ser consumida pura como aperitivo. Porém, deve ser servida somente após fervura em água e sal por até 20 minutos.

comidas à base de soja

Sua principal característica é ser totalmente livre de colesterol, fator extremamente benéfico para conservar a saúde na menopausa. Para completar, também é repleta de fibras, que garantem um bom funcionamento do intestino. Se quiser encontrá-la, procure em lojas de produtos asiáticos ou naturais.

3. Molho de soja

Para mulheres que não dispensam um tempero de sabor salgado mais apurado, investir no molho de soja é uma solução. Eles são mais baixos em sódio do que o sal tradicional e são ideais para acrescentar em saladas, sopas e purês.

Os tipos mais conhecidos desse molho são o shoyu, o tamari e o teriyaki, sendo esse último o mais espesso. Seus outros ingredientes são açúcar, vinagre e especiarias e ele é rico em cálcio, substância fundamental para o fortalecimento dos ossos. Mas lembre-se: o consumo deve ser moderado, assim como o de tudo o que é usado para temperar.

4. Brotos de soja

A vitamina C é um dos nutrientes fundamentais para o organismo na menopausa, pois possui propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento. E ela pode ser encontrada em brotos, que aos poucos vêm ganhando destaque entre quem não dispensa comidas à base de soja.

Os brotos de soja precisam cozinhar em fogo baixo, para que fiquem bem macios. É uma boa opção para quem precisa de um petisco rápido, mas fica ainda mais gostoso se acrescentado a saladas ou pratos assados, para aumentar o valor nutricional da refeição.

Você já conhecia todas essas comidas à base de soja e seus nutrientes? Quais delas estão presentes em sua alimentação? Deixe um comentário em nosso blog, conte como você prefere consumir esse ingrediente tão importante!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×