Quais as principais vitaminas que a mulher precisa na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vitaminas na menopausa

É fato que manter o equilíbrio nutricional no organismo é essencial em qualquer idade ou fase da vida. No entanto, o consumo de algumas vitaminas na menopausa tem um papel essencial para mulheres que estão atravessando essa fase. Isto porque, neste período, ocorrem diversas alterações metabólicas decorrentes da queda dos hormônios femininos, que deixam o corpo mais suscetível ao aparecimento de complicações e determinadas doenças, o que torna a presença dessas vitaminas no organismo ainda mais vital.

Você sabe quais são as principais vitaminas que a mulher precisa na menopausa? Descubra a seguir:

Vitamina D: fortalecimento ósseo através o uso de vitaminas na menopausa

A Vitamina D é uma importante aliada da saúde, pois é responsável pela absorção de cálcio no organismo.

Com a menopausa e a diminuição da produção dos hormônios femininos, há uma queda na produção de vitamina D pelo organismo, que, aliada com a idade, pode facilitar o surgimento de doenças e trazer prejuízos à saúde.

O principal deles é a osteoporose, doença grave que enfraquece os ossos devido à baixa absorção de cálcio causada pelo déficit dessa vitamina no organismo.

Além da osteoporose, a deficiência de vitamina D também aumenta a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, autoimunes e alguns tipos de câncer, além do enfraquecimento do sistema imunológico.

Portanto, o consumo dessa vitamina na menopausa é essencial, seja através da alimentação ou suplementação. Assim, é possível repor a massa óssea perdida com a idade e com a menopausa, fortalecer a musculatura e evitar outros prejuízos à saúde.

vitaminas na menopausa

Vitamina C e flavonóides: poder antioxidante e combate aos sintomas do climatério

O envelhecimento das células – sobretudo na menopausa – é ocasionado pela ação de moléculas degenerativas chamadas radicais livres, que danificam as estruturas das células.

Para minimizar a ação dessas moléculas formadas naturalmente pelo nosso organismo com o avanço da idade, é necessário aumentar a concentração de nutrientes antioxidantes no corpo com o consumo de algumas vitaminas na menopausa, como a vitamina C e os flavonóides.

Além de ter ação antioxidante e combater os radicais livres, a vitamina C também ajuda a diminuir as fortes hemorragias menstruais que ocorrem com a aproximação da menopausa. Os flavonóides também podem amenizar as ondas de calor e as mudanças de humor decorrentes do climatério.

A vitamina C pode ser consumida através de alimentos cítricos ou suplementação.

Vitamina E: melhora nas ondas de calor e na libido após a menopausa

As ondas de calor da menopausa – também conhecidas como fogachos ou calores – são uma queixa bastante frequente entre as mulheres e podem ser amenizadas com o consumo de vitamina E.

Essa vitamina pode ser introduzida no organismo através de suplementação ou do consumo de alimentos que sejam fonte deste nutriente, como cereais integrais, oleaginosas e sementes.

Outra queixa comum na menopausa e que pode ser minimizada pela vitamina E é a falta de libido sexual e a secura vaginal, ocasionadas principalmente pela queda na produção de hormônios femininos, sobretudo o estrogênio.

Nestes casos, é recomendável o consumo de óleos insaturados ricos em vitamina E, como o óleo de linhaça, por exemplo, que ajuda a combater a redução da lubrificação vaginal.

O uso dessas vitaminas na menopausa, combinado a um tratamento de reposição hormonal natural, pode amenizar alguns sintomas da menopausa e lhe ajudar a atravessar esse período com mais facilidade e qualidade de vida. Portanto, esteja atenta às concentrações desses nutrientes no seu organismo, acrescente alimentos que sejam fontes dessas vitaminas na sua dieta ou consulte um especialista sobre o uso de suplementação.

🌻 Conheça os benefícios do tratamento de reposição hormonal natural 🌻

Você já conhecia a importância dessas vitaminas na menopausa? Faz suplementação ou consome alimentos ricos nestes nutrientes? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×