Sangramento após a menopausa: por que isso pode acontecer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sangramento após a menopausa

A menopausa traz grandes transformações ao corpo da mulher e a principal é o encerramento da vida fértil. Com isso, é esperado que, após a última menstruação, a mulher não sangre novamente.

Contudo, não é isso que acontece em muitos casos. Frequentemente, as mulheres encaram sangramento após a menopausa, o que merece atenção para que a proteção da saúde não seja prejudicada.

Por isso, veja quais são os possíveis motivos para essa situação e entenda mais sobre o assunto!

Por que o sangramento nesse período é anormal?

Quando a mulher chega à menopausa, significa que aconteceu a última menstruação de sua vida. Isso ocorre porque os ovários cessam completamente suas atividades e, sem a produção de óvulos, não há como haver a eliminação de sangue menstrual.

Portanto, qualquer sangramento que aconteça após esse período não deveria existir, já que a mulher não menstrua mais, sob nenhuma hipótese. Dessa maneira, significa que algo grave pode estar acontecendo.

Porém, é importante ter a certeza de que a última menstruação já ocorreu. Isso porque talvez a mulher esteja na pré-menopausa, quando há um espaçamento entre as menstruações, mas a última ainda não aconteceu.

Quais são as principais causas de sangramento após a menopausa?

Quando o quadro menstrual está descartado, é importante conhecer quais são os principais motivos para que ocorra o sangramento após a menopausa.

sangramento após a menopausa

Entre as possibilidades, o sangue pode ser proveniente da área externa da parte genital. Como a pele fica mais seca e sensível e com a diminuição da lubrificação, há riscos de a vulva ou o canal vaginal sofrerem algum sangramento, especialmente após uma relação sexual. Isso se dá, portanto, por causa de uma possível lesão.

Ao mesmo tempo, a situação pode ser fruto de um problema do útero. O aparecimento de pólipos uterinos e modificações no endométrio também causam o sangramento.

Apesar de mais raro, o câncer de útero ou de endométrio é outro possível responsável pelo sangramento, especialmente em casos agressivos.

Para completar, o tratamento de reposição hormonal sintético, em algumas situações, leva a infecções e lesões no colo do útero e propicia a ocorrência desse quadro.

O que fazer se isso acontecer?

Ao notar que está havendo um sangramento após a menopausa, é indispensável procurar o seu médico com máxima urgência. Justamente por esse processo não ser normal é que a atenção à saúde deve ficar redobrada em caso de aparecimento.

Procure um especialista para realizar exames e identificar, precisamente, a causa do sangramento. Com um diagnóstico sobre um problema, é possível tratá-lo do jeito certo.

Caso não tenha certeza se sua última menstruação já aconteceu, a ida ao médico também é recomendada para que a avaliação seja precisa. O fato é que essa condição nunca deve ser encarada como sendo transitória, pois há riscos para a saúde.

Embora possa ser causado por vários motivos, o sangramento após a menopausa não é normal. Portanto, não deixe de consultar seu médico para identificar as razões do problema e fazer o tratamento adequado.

Você tem passado ou já passou por esse quadro? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×