Época do climatério: As 4 principais doenças que podem surgir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

época do climatério

A época do climatério é um momento de muitas mudanças para a vida da mulher, tanto no aspecto físico, quanto metabólico e emocional. As alterações na produção dos hormônios femininos influenciam significativamente em vários aspectos que podem afetar a qualidade de vida das mulheres se não observados de maneira atenta pelo médico ginecologista.

Algumas doenças podem se instalar no organismo feminino, caso a época do climatério não seja acompanhada de perto. Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas condições que podem comprometer a saúde da mulher nesta fase da vida.

Osteoporose: a falta de cálcio é uma característica da época do climatério

Uma das condições clínicas mais comuns na mulher na época do climatério é a osteoporose. Causada pela baixa capacidade do organismo em reter o cálcio proveniente da alimentação, a osteoporose é uma condição apresentada como consequência da queda na produção de hormônios femininos, que tem como uma de suas funções equilibrar a concentração de cálcio nas estruturas ósseas da mulher.

Para driblar esta condição, é preciso aumentar a ingestão desse mineral na alimentação. Entretanto, é preciso também contar com o suporte de um tratamento de reposição hormonal para evitar maiores complicações.

Fraqueza muscular: a baixa de hormônios reduz o tônus

Da mesma maneira que a queda de produção hormonal afeta a capacidade do organismo em reter cálcio proveniente da alimentação, ela também influencia em um outro sintoma comum na mulher que está na época do climatério: a sensação de fraqueza muscular.

Os hormônios femininos têm um papel importante quando o assunto é tônus muscular, visto que eles atuam diretamente nesse aspecto corporal. Quanto menor o volume produzido, menor a capacidade da musculatura corporal de se manter firme e resistente. É por causa dessa perda de tônus que muitas mulheres, nessa fase da vida, manifestam, por exemplo, perdas de urina espontânea e até mesmo prolapsos uterinos.

época do climatério

Depressão: oscilações emocionais devem ser observadas

Você já deve saber que a época do climatério é um momento de muitas mudanças emocionais para a mulher, não é mesmo? É normal ter algumas oscilações de humor ao longo dessa nova fase, entretanto, é preciso sempre estar atento para evitar que elas se transformem em condições mais graves, como, por exemplo, a depressão.

Mulheres na menopausa têm maior risco de desenvolver a depressão não somente porque a queda de produção hormonal afeta significativamente o emocional dessas pacientes, mas, também, porque o aspecto físico e as mudanças na qualidade de vida podem interferir na motivação e no ânimo delas. Por isso, toda a atenção é pouca para evitar o desenvolvimento da depressão nessa fase da vida da mulher.

Ganho de peso: uma consequência da queda do metabolismo

Um dos processos metabólicos mais naturais da época do climatério é o ganho de peso. Com a menor produção de hormônios femininos, é observada uma queda no metabolismo, o que influencia, significativamente, a capacidade dessas pacientes em perder peso.

Para evitar que o excesso de peso se torne um problema real para essas pacientes, é necessário não somente realizar o tratamento de reposição hormonal como, também, promover mudanças na rotina da mulher. Melhorar a qualidade da alimentação e praticar atividades físicas frequentemente são alguns exemplos.

Essas são as principais doenças que podem surgir na época do climatério no organismo feminino. Descubra como evitá-las com a ajuda do tratamento de reposição hormonal!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×