O que eu vou descobrir após iniciar meu tratamento de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa O que eu vou descobrir apos iniciar meu tratamento de reposicao hormonal

O tratamento de reposição hormonal é uma importante solução na vida das mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa. Muitas delas, diante da queda da qualidade de vida, aliado já com os efeitos da queda hormonal, acabam tendo sérios problemas tais como a depressão e transtorno de ansiedade generalizada.

O início deste tratamento é um momento importante, pois acaba mostrando para a mulher uma série de coisas novas que ela desconhecia anteriormente. Saiba as mais importantes dela agora:

O tratamento de reposição hormonal é algo sério

Cuidados médicos antes e durante o tratamento de reposição hormonal vão mostrar para você que apesar dos benefícios, não é um tratamento tão simples. A necessidade do acompanhamento constante deve-se ao fato de que muitas vezes surge uma série de problemas que acabam conflitando com a reposição.

Quer ver um exemplo? Como já é sabido, há uma maior incidência nos casos de câncer de mama e ovário a partir dos 45 anos, idade comum para o início da menopausa. Muitas mulheres que começam o tratamento de reposição hormonal sem o devido acompanhamento médico (e, principalmente, sem terem feito os exames de rotina) podem ter algum tumor no seu organismo que ainda não foi detectado em um exame de toque ou que tenha apresentado qualquer tipo de sintoma.

Existe um tipo de tumor que é o chamado dependente de hormônio. Em suas células há uma série de receptores de hormônios (de estrogênio, ou de progesterona) que fazem com que a multiplicação dessas células se acelere com a circulação destes hormônios no organismo. Ou seja, se você fizer a terapia sem ter certeza de que está tudo bem com a sua saúde, pode acabar alimentando estas células e potencializando algumas doenças.

Além disso, é importante fazer exames de sangue recorrentes, bem como outros exames de rotina para saber se não há qualquer tipo de problema que possa estar gerando incompatibilidade com o tratamento.

Outro ponto que evidencia isso é a necessidade de regularidade do tratamento: caso você tome irregularmente os comprimidos, não verá os efeitos da terapia no organismo.

tratamento de reposição hormonal

Os hormônios são importantes agentes reguladores do seu organismo

Ao ver a diferença na sua saúde e vida com o tratamento de reposição hormonal, você irá aprender que seus hormônios são importantes agentes reguladores do seu organismo.

Você não imaginaria antes que os hormônios seriam tão importantes para a manutenção do seu humor, para a regularização do seu metabolismo, para a saúde dos seus ossos e também para a manutenção da temperatura do seu corpo, por exemplo.

Antes do tratamento de reposição hormonal, você provavelmente acreditava que ele apenas regulava a sua vida fértil, com aumento e diminuição de libido, regularização da menstruação e gestão da gravidez, por exemplo.

É possível ter qualidade de vida após a menopausa

Este é o principal aprendizado após o início do tratamento de reposição hormonal: é possível sim voltar a ter qualidade de vida. Muitas mulheres passam anos de sua vida sofrendo com os sintomas da menopausa (que podem até mesmo prejudicar seriamente sua rotina e sua saúde) antes de procurarem um tratamento.

Por exemplo, perder diversas noites de sono com fogacho pode ser algo que piore bastante a sua rotina, pois atrapalha a qualidade do seu sono. Voltar a dormir bem após a redução das ondas de calor noturnas será um alívio neste caso.

Assim, você aprende que o início da menopausa não necessariamente indica o início do “fim da vida” e de todos os seus problemas. Você pode ter longos anos de vida saudável, feliz e tranquila, desde que com o devido acompanhamento faça o tratamento de reposição hormonal de forma segura e correta.

Então, agora que você aprendeu estas coisas antes mesmo de começar o tratamento, que tal começar a mudar sua vida agora mesmo? Procure um médico, comece a terapia e tenha uma vida mais saudável e feliz. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre qualidade de vida após o início da menopausa.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×