Depressão e menopausa: 5 formas de sair dessa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

depressão e menopausa

Além de todas as transformações físicas, a menopausa ainda é responsável por causar várias mudanças psicológicas. Com a flutuação de hormônios, não é incomum ver mulheres que desenvolvem um quadro de depressão nessa fase da vida.

Essa é uma doença séria e que merece atenção, especialmente em um momento tão delicado como esse. Pensando nisso, veja a seguir 5 formas de sair bem da relação entre depressão e menopausa e saiba como se cuidar!

1. Busque apoio profissional para lidar com depressão e menopausa

Você não precisa e não deve encarar esse momento sozinha. Assim que começarem a surgir os primeiros sintomas, tanto da menopausa quanto da depressão, é necessário buscar ajuda de um especialista.

Um ginecologista vai te ajudar com a questão dos hormônios, enquanto um terapeuta será responsável por auxiliar no processo de lidar ou de evitar que a depressão se instale.

2. Faça um tratamento de reposição hormonal

Na maioria das vezes, depressão e menopausa estão diretamente ligadas pela baixa de hormônios que acontece. Devido à diminuição dos níveis dessas substâncias, as emoções ficam à flor da pele e a depressão surge.

Porém, questões como a autoestima e as transformações desse período também colaboram para o surgimento dessa condição psicológica.

Um tratamento de reposição hormonal, por sua vez, contribui para o alívio de sintomas e restauração do equilíbrio corporal. Especialmente se ele for natural, os resultados te ajudam a sair dessa.

3. Deixe a sua alimentação mais saudável

Se o que você coloca no prato já influencia a sua vida em geral, durante a menopausa isso é ainda mais verdadeiro. Ingerir os alimentos errados vai piorar os sintomas, prejudicar a qualidade de vida e, também, dar mais magnitude à depressão.

Por outro lado, o consumo correto de alimentos – como a soja, as carnes magras e os ricos em vitaminas – vai ajudar no manejo dessa condição. Você terá mais disposição, sentirá menos os efeitos e se sentirá mais bem disposta.

depressão e menopausa

4. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas ajuda na liberação de substâncias como a endorfina e a serotonina. Elas funcionam como “reguladores” das sensações de felicidade e de bem-estar. Além de tudo, esse hábito ajuda a evitar o acúmulo de gordura e diversos prejuízos ao organismo.

Dentre as atividades que podem ser praticadas estão a caminhada, hidroginástica, natação e mais. Ainda é possível fazer yoga ou meditação, de modo a conquistar o equilíbrio.

5. Fique perto das pessoas que você ama

Como dito, depressão e menopausa não precisam ser encaradas de maneira solitária. Por isso, não tenha medo de buscar apoio em quem você ama. Cerque-se da família e de amigos para que você se sinta devidamente apoiada nesse momento.

Converse com o seu parceiro, crie bons momentos com quem ama e se mantenha sempre em contato com outras pessoas para lidar melhor com esse momento.

Para sair da espiral entre depressão e menopausa, há algumas ações que podem te ajudar, que vão da alimentação ao tratamento de reposição hormonal. Não deixe de procurar um médico e busque auxílio para encarar esse momento.

Você está encarando essa situação? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários!

🌺 Conheça os benefícios da reposição hormonal natural, clicando aqui. 🌺

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×