Menopausa: 5 coisas que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

menopausa

A chegada da menopausa na vida da mulher representa muitas coisas para ela: o receio de queda da qualidade de vida, a chegada da meia idade e uma série de incertezas sobre o futuro. Ainda há muita desinformação sobre o assunto, o que torna necessário reunir todas as principais informações em um mesmo lugar.

Então veja 5 coisas sobre a menopausa que você precisa saber e tire todas as suas dúvidas.

1. A menopausa é o fim do ciclo reprodutivo da mulher

Quando há a última menstruação de fato (ou seja, quando ocorre mesmo a menopausa), encerra-se o ciclo reprodutivo da mulher. Isso significa que, a partir do climatério, ela não irá ovular mais.

Com isso encerram-se as possibilidades dela engravidar. Porém, deve-se tomar cuidado, pois é apenas após o último ciclo que se encerra de fato a fase reprodutiva. A partir disso há o atrofiamento dos órgãos reprodutores e a forte queda dos hormônios progesterona e estrogênio naturais no organismo.

2. Ela causa sintomas

Essas mudanças hormonais causadas pela menopausa geram sintomas no corpo da mulher, tais como:

  • ondas de calor;
  • dores de cabeça;
  • alterações súbitas de humor;
  • inchaço corporal.

Esses são apenas alguns dos sintomas, que em conjunto com outros podem diminuir a qualidade de vida da mulher e até mesmo atrapalhar a sua rotina a longo prazo.

menopausa

3. Há o período de pré-menopausa

Antes da menopausa chegar mesmo há um período de preparação do corpo para o fim da fase reprodutiva, chamada pré-menopausa. O corpo passa a produzir cada vez menos hormônios e, com isso, começam-se as alterações que culminarão na última menstruação.

O primeiro sinal dela são as alterações no período menstrual. Ou o ciclo pode se tornar mais próximo ou mais espaçado. Com isso você deve ficar atenta, pois pode-se passar meses sem menstruar e a mulher acreditar que já está na menopausa e descuidar com os métodos contraceptivos. Com isso pode surgir uma gravidez inesperada.

Os demais sintomas são bastante parecidos com os do climatério, o que pode potencializar mais ainda a confusão.

4. Os sintomas da menopausa têm tratamento

Tanto os sintomas do climatério quanto da pré-menopausa possuem tratamento. Dessa forma é possível retomar a sua qualidade de vida e ter uma rotina mais tranquila, saudável e feliz, tal como antes da chegada dessa fase da vida.

É importante ressaltar que são os sintomas que estão sendo tratados e que a menopausa em si não deve ser encarada como uma doença, pois não é. É uma fase natural do ciclo de vida feminino e as reposições hormonais são apenas para aliviar os desconfortos causados pelas oscilações de estrogênio no organismo.

5. A menopausa não representa necessariamente algo ruim na vida da mulher

Como falamos antes, é importante que a mulher tenha consciência de que a menopausa não representa um momento ruim para a sua vida. Pelo contrário, é o momento de autodescobrimento, maturidade, maior liberdade para aproveitar a vida e ser quem ela quer, sem cobranças sociais.

Então encare essa passagem de forma positiva e mergulhe de cabeça nesse novo momento da sua vida.

Continue acompanhando nosso blog para receber informações sobre a vida após a menopausa e se informe corretamente sobre o assunto!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×