Depressão na menopausa: Por que o risco de desenvolver a doença aumenta nessas mulheres?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Depressão na menopausa Por que o risco de desenvolver a doença aumenta nessas mulheres

Entre os diversos sintomas que costumam aparecer nesse período, um dos mais comuns e com maior dano para a vida da mulher é a depressão na menopausa. Essa doença que costuma causar severos prejuízos a curto e a longo prazo pode atingir pessoas de qualquer idade e em qualquer momento da vida. Porém, com o climatério, há um aumento do risco de desenvolver o problema.

Mas porque isso acontece? Por que há um risco maior de desenvolvimento da depressão nessas mulheres? Entenda:

Queda na autoestima

Uma das principais razões para o surgimento da depressão na menopausa está relacionada com a queda na autoestima, bastante comum nessa fase da vida.

A queda no metabolismo, derivada da chegada do climatério, e consequentemente um aumento no peso, acaba fazendo com que as mulheres se sintam mal, potencializando as chances do surgimento de depressão.

Outros fatores ligados à menopausa, tais como queda na libido e ressecamento vaginal (e consequentemente alterações na vida sexual), ressecamento da pele, dificuldades de perder peso podem ajudar o problema a aparecer.

Questões relacionadas à vida pessoal

Nessa fase da vida muitas mulheres também passam por situações em sua vida pessoal que podem ajudar a surgir a depressão na menopausa, entre elas:

  • Saída dos filhos de casa e a síndrome do ninho vazio;
  • Tendência a problemas conjugais em relacionamentos mais longos, ou com necessidade de transformação nessa área;
  • Insatisfação com emprego de longa data;
  • Surgimento de doenças que acabam mudando o estilo de vida da mulher e, consequentemente, alteram sua vida pessoal (diabetes, hipertensão, problemas de tireoide, câncer, etc.);
  • Sensação de envelhecimento e de que está chegando ao final da vida.

Como muitos desses problemas surgem justamente no período próximo ao climatério, podem ser um gatilho para o surgimento da depressão.

depressão na menopausa

Alterações no humor

As alterações hormonais provocam, principalmente nos primeiros anos do climatério, grandes mudanças no humor da mulher, sendo muitas vezes até mesmo bastante instável.

Com isso, é comum que muitas delas acabem se afastando e se isolando de amigos e parentes, evitando também sair de casa para programas que as ajudem a se distraírem.

O isolacionismo exagerado pode muitas vezes ser a porta de entrada para a depressão na menopausa e, por isso, deve-se ficar atenta se não está surgindo esse tipo de comportamento nessa fase.

Mudança hormonal

A própria mudança hormonal, com redução nos níveis de estrogênio e progesterona pode acabar sendo o fator desencadeador da depressão.

Pesquisas apontam que a redução de estrogênio no organismo, seja pelo climatério, seja por desordens hormonais diversas, pode desencadear a depressão em algumas mulheres.

Quanto mais precocemente as mulheres próximas ao período da menopausa fizerem a terapia de reposição hormonal para reequilibrar os níveis de estrogênio no organismo, mais rapidamente terão uma resposta satisfatória ao tratamento e evitando não só a depressão devido à alteração dos níveis hormonais, mas também devido às circunstâncias citadas anteriormente.

Sintomas da depressão na menopausa

Se você está entrando na menopausa e suspeita de que possa estar apresentando um quadro depressivo, veja quais são os principais sintomas para que possa procurar um profissional responsável o quanto antes:

  • Sensação constante de tristeza, angústia e/ou sensação de vazio;
  • Irritabilidade constante;
  • Pessimismo constante;
  • Falta de energia;
  • Vontade de dormir o dia inteiro;
  • Dificuldade de concentração;
  • Problemas de memória recente;
  • Insônia;
  • Perda de interesse em atividades que antes lhe agradavam;
  • Comer mais ou menos do que o normal;
  • Pensamentos suicidas ou perda da vontade de viver.

Caso você apresente esses sintomas, converse com seu médico de confiança e procure ajuda psicológica e psiquiátrica.

Ficou alguma dúvida sobre os motivos pelos quais as mulheres estão mais suscetíveis a depressão na menopausa? Conte para nós nos comentários e veja mais dicas em nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×