Posso substituir a reposição hormonal natural pelo consumo de soja?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Posso substituir a reposição hormonal natural pelo consumo de soja

A alimentação é uma das aliadas quando o assunto é manutenção da saúde da mulher que chegou à fase da menopausa. Falamos isso porque é já é possível afirmar que o que comemos influencia não somente na maneira como nosso metabolismo responde aos estímulos oferecidos para ele, como também na recuperação e tratamento de determinados sintomas que atingem a nossa saúde.

Uma das grandes dúvidas das mulheres que optam por realizar uma reposição hormonal natural para tratar os sintomas da menopausa é se essa reposição pode ser substituída, no futuro, pelo consumo regular de soja. Neste artigo, vamos explicar exatamente como tomar essa decisão. Confira!

Baixa na produção de hormônios e sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase de muitas mudanças corporais e metabólicas na vida da mulher – e os principais responsáveis por isso são os hormônios sexuais femininos, que tem sua produção reduzida após a chegada dessa etapa (que se inicia por volta dos 40 anos).

A queda da produção de estrogênio resulta em sintomas como o fogacho, as oscilações de humor, os inchaços e até mesmo no desenvolvimento de algumas doenças como a osteoporose e a hipertensão.

Para conseguir controlar – ou até se livrar dos sintomas dessa etapa da vida feminina – é necessário repor os níveis desse hormônio no sangue, e é aí que entra o tratamento de reposição hormonal natural.

Papel da reposição hormonal na recuperação feminina

A reposição hormonal é uma estratégia que ajuda a repor os níveis de hormônio que estão em queda no organismo da mulher que chegou na menopausa. Com auxílio do médico ginecologista, a mulher pode tomar a opção de iniciar um tratamento sintético, com medicamentos que simulam os hormônios faltantes no corpo, ou natural, com a ingestão de compostos naturais que são considerados similares aos sintomas dos hormônios.

Independentemente da escolha da paciente, ambos os tratamentos apresentam suas vantagens e capacidade de controlar os sintomas da menopausa, ajudando na melhora da qualidade de vida da mulher. Muitas, entretanto, preferem a reposição hormonal natural porque ela é lembrada por não apresentar tantos efeitos colaterais e possíveis riscos à saúde como a reposição sintética.

reposição hormonal natural

Soja e reposição hormonal

A soja é o principal componente dos medicamentos quando o assunto é reposição hormonal natural. Essa leguminosa apresenta, em sua composição, um nutriente conhecido como isoflavona, que tem ação semelhante no organismo aos hormônios que estão com baixa produção na mulher durante a menopausa.

Apesar de ser incentivado o consumo de soja nessa fase da vida para auxiliar a mulher a se recuperar dos possíveis sintomas nessa etapa, muitas pacientes optam por realizar o consumo desse composto com a ajuda de medicamentos concentrados ou isolados de soja, que ajudam a ingerir um volume maior de isoflavona de uma só vez.

Escolhendo entre a reposição hormonal natural e o consumo de soja

Mas se é possível melhorar os sintomas da menopausa com a ajuda da ingestão de soja na alimentação, por que optar por fazer a reposição hormonal natural?

Substituir o consumo do tratamento medicamentoso natural pela soja na alimentação pode não ser uma boa ideia, visto que seria necessário ingerir um volume muito maior desse produto para conseguir atingir o volume ideal de isoflavona no sangue e controlar os sintomas da menopausa.

O medicamento natural tem como uma de suas grandes vantagens a concentração de níveis maiores de isoflavona em apenas uma cápsula, facilitando o consumo desse volume e, principalmente, respondendo mais rapidamente e melhor no tratamento dos sintomas.

Por isso, se você pretende substituir sua reposição hormonal natural pelo consumo de soja, recomendamos que, antes de tudo, converse com seu médico sobre o assunto, mas tenha em mente que será preciso aumentar a ingestão de soja em sua dieta diária.

Você faz uso de medicamentos naturais ou de soja na alimentação para controlar a menopausa? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×