Gengibre: saiba porque esse alimento não pode faltar na sua dieta

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Gengibre-saiba-porque-esse-alimento-nao-pode-faltar-na-sua-dieta

Você já deve ter ouvido falar, em algum momento da sua vida, sobre os superalimentos. Os superalimentos são produtos que podem compor a sua dieta e que oferecem características específicas e benéficas para a saúde de qualquer pessoa. Dentre a grande lista de superalimentos, reconhecida até mesmo pela Organização Mundial de Saúde e o Conselho Federal de Nutricionistas, existe um alimento que não é tradicional da dieta do brasileiro, mas que tem aparecido cada vez mais nos nossos cardápios do dia a dia: o gengibre.

Você já ouviu falar nesse alimento? Sabe qual é o poder desse ingrediente na sua saúde? Confira mais sobre o tema nesse artigo!

O que é o gengibre?

O gengibre é uma raiz, tradicionalmente utilizada em receitas orientais – em especial as culinárias japonesas, chinesas e indianas – com um sabor adocicado característico e discretamente picante. Essa raiz é muito usada para alterar o sabor de condimentos, molhos e outros alimentos tradicionalmente utilizados no dia a dia da população ocidental.

Aqui no Brasil o gengibre chegou junto com a popularização da dieta oriental, ganhando a atenção de apaixonados por sabores exóticos e alguns curiosos. Hoje sua procura aumentou significativamente de tamanho, visto que suas características nutricionais benéficas para a saúde são conhecidas por boa parte da população.

Quais são suas características nutricionais?

O gengibre é um alimento de baixo valor calórico, rico em antioxidantes, fibras alimentares, vitamina c e até mesmo cálcio. Graças a essas características é possível usar esse ingrediente sem medo de prejudicar o valor nutricional de um prato ou uma refeição.

Seu sabor, levemente adocicado e picante, permite que ele seja usado em diversas preparações.

gengibre

Por que ele virou um alimento tão valorizado?

Valoriza-se o gengibre na alimentação mundial por causa da presença de um composto nutricional específico, que tem ação importante no nosso organismo após a ingestão: o gingerol. O gingerol é o composto responsável por dar ao gengibre aquela sensação de leve ardor ao consumi-lo e, por esse motivo, é tido por muitos como a característica mais interessante desse alimento.

Além de influenciar no sabor, o gingerol tem um outro papel importante na composição do gengibre – que é o responsável por atrair a atenção de especialistas na área da saúde para esse alimento: ele confere à raiz uma característica termogênica. Os alimentos termogênicos, para quem não sabe, são capazes de ajudar a elevar o metabolismo corporal, influenciando, dentre outras situações, a queima de calorias corporais e a melhor relação com o nosso organismo.

Qual a relação entre o gengibre e a menopausa?

O gengibre é um alimento muito importante para mulheres que se encontram na menopausa, mas que deve ser consumido com muita cautela para que seus benefícios não virem complicações para essa fase tão metabolicamente delicada de suas vidas.

Como ele é responsável por acelerar o metabolismo corporal, o gengibre pode ajudar as mulheres na menopausa a recuperar o peso corporal com mais facilidade, além de reencontrar disposição para cuidar de sua saúde e aumentar o bem-estar.

O consumo do gengibre, entretanto, deve ser feito com cautela pelas mulheres com menopausa, visto que suas características termogênicas podem elevar a temperatura corporal, tornando mais desconfortável as sensações de fogacho nessa fase da vida. Por esse motivo, para usufruir dos benefícios do gengibre, é preciso ficar atenta às quantidades ideais de consumo dessa raiz. Para isso, a ajuda de um nutricionista ou um profissional da área médica, pode ser essencial.

Você conhecia o gengibre? Já ouviu falar sobre os benefícios desse alimento? Conte para a gente sua experiência sobre o assunto!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×