Mente sã, corpo são: confira os benefícios da meditação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A meditação, além de ser um excelente caminho para o autoconhecimento, é uma  forma de relaxamento para o corpo e a mente. Seu poder oculto e extraordinário conduz o ser humano para dentro de si mesmo, para um mundo mais amplo e profundo.

A meditação é uma experiência difícil de ser colocada em palavras, é algo quase divino, mágico, que conduz ao recôndito da alma. Nas mais antigas tradições, as meditações mais poderosas eram mantidas em segredo para maioria das pessoas.

Os praticantes antigos já conheciam o grande poder que a meditação exercia na mente das pessoas. Mas agora, não precisamos nos basear apenas em fatos empíricos para justificarmos os benefícios da meditação para nossa saúde. Muitas pesquisas têm sido feitas com o objetivo de comprovar a eficácia da meditação em muitos casos de doenças, no sentido amenizá-las ou mesmo curá-las. Principalmente aquelas que incluem aflições psicológicas devidas a algum problema físico. Vamos mostrar aqui alguns desses benefícios da meditação, para que você comece hoje mesmo a praticá-la!

A meditação e seus benefícios para mulheres na menopausa

Estudos têm demonstrado que a meditação tem gerado resultados surpreendentes em muitas mulheres com sintomas típicos da menopausa. Muitas delas preferiram esta forma alternativa, associada a tratamentos naturais, em vez dos tradicionais tratamentos com reposição hormonal para controlar esses desconfortos, uma vez que muitos deles podem trazer algum tipo de risco para a mulher, inclusive o câncer, doenças cardíacas e AVC. A meditação consegue ajudar a melhorar os seguintes sintomas da menopausa:

  • Melhora na qualidade do sono;
  • Diminuição da ansiedade e do estresse;
  • Redução dos episódios de sudorese noturna e ondas de calor;
  • Moderação do humor.

Estimula a liberação de substâncias químicas no cérebro

A meditação ajuda a liberar uma substância chamada endorfina. Essa substância natural é produzida pelo cérebro. Podemos dizer que a endorfina é o “sedativo do cérebro”, traz aquela sensação de bem-estar e relaxamento, além de possuir um efeito analgésico. Dessa forma ela pode ser também responsável pela melhora dos sintomas da menopausa após uma sessão de relaxamento.

meditação

Traz melhoras físicas e mentais

Em estudos monitorados por pesquisadores, confirmou-se que a meditação traz vários benefícios físicos, como controle da pressão, redução de dores musculares, de cabeça ou tensão. Ela também garante melhora significativa do humor devido ao aumento da serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro. Além do mais, a meditação ajuda também na melhora do sistema imunológico.

Durante a meditação as ondas cerebrais entram em estado Alfa, ajudando a pessoa a melhorar seu estado emocional. Ela elimina os pensamentos negativos, aumenta a concentração e relaxa o sistema nervoso central. Reduz o gasto de oxigênio pelas células e a frequência dos batimentos cardíacos, ou seja, a meditação mexe com todo metabolismo do corpo.

Ajuda a combater a depressão

A depressão também é um fator muito comum durante a menopausa. Como a meditação aumenta a concentração dos principais neurotransmissores do cérebro, como  Noradrenalina, Serotonina e Dopamina – responsáveis pela melhora do humor – a depressão pode ser combatida com a prática constante da meditação, especialmente durante o período da menopausa.

Esses são somente alguns dos vários benefícios que a prática da meditação pode oferecer para você! Você já medita diariamente? Quais são os benefícios que observou na sua rotina? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×