Não tem tempo para as atividades físicas? Confira 7 dicas para sair do sedentarismo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Todos nós sabemos que precisamos nos exercitar mais. Porém, nosso estilo de vida moderno é demasiadamente sedentário. Muitas mulheres se justificam dizendo que isso não é culpa delas. Será? Tudo bem que as longas jornadas de trabalho acabam atrapalhando a prática de exercícios físicos – principalmente quando se é mulher, mãe, dona de casa, esposa, entre tantos outros papéis. Realmente se exercitar e fazer tudo isso pode muita coisa para um dia que tem somente 24 horas.

Mas mesmo com toda essa rotina pesada precisamos nos exercitar. Sabemos que o sedentarismo é um fator de risco que, além de prejudicar sua saúde, pode encurtar o tempo de vida. Estudos mostram que pessoas a partir dos 45 anos, que são sedentárias, têm duas vezes mais chances de morrer de algum tipo de doença que poderia ter sido evitada praticando exercícios físicos.

A pior coisa que pode acontecer a você é fazer parte desse tipo de estatística. Então que tal começar a mudar essa situação agora mesmo? Veja as dicas abaixo que irão ajudá-la a sair do sedentarismo já, mesmo que você não tenha tempo para as atividades físicas!

Suba escadas em vez de pegar elevadores

Se você tem que subir de dois a três andares todos os dias, no trabalho ou em casa, para que pegar o elevador? Procure, a partir de agora, subir de escada em vez de elevador. Faça disso uma rotina onde quer que vá. Logo você se acostuma e verá que o elevador era apenas uma questão de comodismo e, principalmente, sedentarismo.

Alterne a forma de ir e vir do trabalho

Caso trabalhe perto de casa, tente voltar a pé alguns dias da semana. Em outras situações vá de ônibus ou metrô e procure descer alguns quarteirões antes para praticar uma caminhada, saindo do sedentarismo da sua rotina.

Evite o uso de controle remoto

Vilão número um da nossa saúde hoje em dia, e que colabora com nosso sedentarismo, é o famoso controle remoto. O uso do controle é tão comodo que, que depois que inventaram o danado, não levantamos nem mesmo para mudar o canal. Comemos em frente a TV e ficamos ali por horas a fio sem pensar que poderíamos nos levantar de vez em quando para nos exercitarmos um pouco.

sedentarismo

Faça alongamentos

Ao acordar e durante alguns períodos do dia, enquanto estiver no trabalho, procure se levantar um pouquinho e faça alguns alongamentos. Os alongamentos são excelentes para melhorar a postura, ajudam a relaxar um pouco e a te tirar do sedentarismo.

Faça caminhadas

Procure fazer caminhadas de pelo menos uma hora de três a quatro vezes por semana para sair do sedentarismo. Além de ajudar a combater o colesterol, as caminhadas ajudam a melhorar o humor. Se puder faça a caminhada em um parque, que é um ambiente mais saudável e mais estimulante do que esteira. Pode convidar alguém para te acompanhar, assim a atividade se torna mais prazerosa.

Vá a uma academia

Muita gente prefere ir a academias para poder fugir do sedentarismo, pois acham mais interessante porque têm mais pessoas malhando e o clima do local é mais animado. A academia é uma excelente opção, só tome cuidado com o tipo de atividade física que irá escolher para praticar.

Escolha uma atividade que lhe dê mais prazer pois, muitas das vezes as pessoas entram em uma academia, mas não conseguem manter o ritmo porque não gostam das atividades. Veja em qual atividade irá se adaptar melhor: dança, musculação, natação, aeróbica ou qualquer outra. O importante é se exercitar sempre.

Mas, é muito importante antes de começar qualquer atividade física, consultar um médico para fazer uma avaliação de sua saúde e ver se está tudo bem é essencial para começar a praticar qualquer exercício – e também para fugir do sedentarismo.

Enfim, Coloque uma música em casa na hora da faxina, dance, role pelo chão com seus filhos, divirta-se com os movimentos mais simples. Tudo vale a pena! Só não vale ficar parada. Combinado? Seja improvisando ou indo a uma academia, o importante é não ser sedentária. Saia do sedentarismo e cuide-se mais. Seu corpo e sua mente agradecem!

Quais das alternativas acima você já adicionou à sua rotina? Compartilhe com a gente as suas experiências!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×