Dor nas pernas após os 40 anos é normal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dor nas pernas após os 40 anos

Dor nas pernas é um incômodo que atrapalha a vida das pessoas em todas as faixas etárias. Mas, no caso das mulheres, após os 40 anos ela pode se tornar uma constante que gera preocupação.

Normalmente associada a má circulação, a dor nas pernas após os 40 anos pode, na verdade, aparecer devido a outras circunstâncias. Nesse rol, estão doenças sistêmicas, problemas locais, excesso de esforço e também a menopausa.

Para entender um pouco mais a respeito desse problema e saber se no seu caso a dor seria algo normal, continue a leitura deste post.

Dor nas pernas após os 40 anos e a relação com a pré-menopausa

É verdade, a dor nas pernas após os 40 anos pode ser um sintoma de pré-menopausa. Ou seja, o período que antecede a menopausa e ao longo do qual a mulher passa por diversos sintomas desagradáveis e pouco compreendidos, não só pelos homens, mas por elas mesmas também.

A pré-menopausa é o período de transição da mulher, da vida reprodutiva para a vida não produtiva. Nessa fase, a concentração dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) caem de maneira irreversível, de acordo com informações fornecidas pelo doutor Dráuzio Varella.

Os sintomas emocionais nesse período são os mais fortes. Porém, podem começar suaves e se acentuarem. Cada mulher reage de uma forma diferente.

Os principais sintomas da pré-menopausa

Muitos sintomas podem estar relacionados ao aparecimento das dores nas pernas nessa fase. Ganho de peso, alterações na distribuição da gordura corporal (que passa a se depositar na região abdominal), dores nas articulações, sensação de inchaço e a perda de massa óssea (que é característica da osteoporose).

dor nas pernas após os 40 anos

Como realizar o tratamento

A pré-menopausa não é considerada uma doença, portanto, não existe um tratamento direcionado a ela. Quando os sintomas são muito intensos, intervenções médicas e mudanças no estilo de vida podem auxiliar a transição para a mulher.

Uma alimentação balanceada pode aliviar a sensação de inchaço, além de controlar o aumento de peso. Fazer exercícios físicos também ajuda nos sintomas. É sempre interessante buscar o tratamento natural, através de ervas fitoterápicas certificadas e orgânicas.

Dor nas pernas e a má circulação

Mesmo com o conhecimento dos sintomas da pré-menopausa, os problemas de circulação não devem ser descartados em relação ao aparecimento da dor nas pernas após os 40 anos. Os problemas circulatórios surgem, muitas vezes, relacionado às varizes.

Os vasos sanguíneos aparentes na parte posterior do joelho e das pernas, podem apresentar inflamação, chamada flebite.

Os principais sintomas

A atenção não deve ficar voltada apenas a inflamação. O surgimento da pele avermelhada, inchaço nas pernas, sensação de aquecimento e queimação ao longo das veias e também o endurecimento da região devem despertar o alerta.

O tratamento para a má circulação

Todo tratamento para a má circulação deve ser realizado somente com orientação médica. Fazer atividade física é uma boa saída para beneficiar a circulação sanguínea. O alerta maior fica para pessoas com histórico familiar de problemas circulatórios, nesse caso, os exercícios não devem ser pesados e também é interessante evitar passar muito tempo em pé ou sentada.

Todas as possibilidades devem ser consideradas em relação ao aparecimento de dor nas pernas após os 40 anos. É preciso prestar atenção a todos os sinais do corpo para garantir a qualidade de vida. Em caso de dores muito fortes consulte um médico.

Este post foi útil para você? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×