5 mitos sobre a pré-menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

mitos sobre a pré-menopausa

A menopausa é um momento inevitável na vida da mulher. A chegada do fim do período fértil e o começo de um novo ciclo normalmente ocorre entre os 40 e os 50 anos. Porém antes dessa fase há o surgimento da pré-menopausa.

Essa fase é aquela na qual o corpo começa a passar pelas mudanças hormonais, mas ainda há a ocorrência da menstruação, antes da chegada do climatério. Conheça os 5 mitos sobre a pré-menopausa e descubra quantas informações erradas você tinha sobre esse momento na cabeça.

1. A mulher não engravida nessa fase: um dos maiores mitos sobre a pré-menopausa

Devido ao espaçamento da menstruação, muitas mulheres começam a acreditar que não engravidarão mais. Muito disso deve-se ao fato de que, em alguns momentos, elas passam meses sem o ciclo menstrual, dando a impressão de que finalmente o climatério chegou.

Porém só podemos falar em fim da fase reprodutiva quando ela passa 12 meses (ou seja, um ano) sem menstruar. Caso contrário, ainda há o risco de se estar no período de pré-menopausa.

Nesse caso há sim a chance de a mulher engravidar durante seu período fértil. Esse é um dos maiores mitos sobre a pré-menopausa.

2. A queda de libido é irreversível nessa fase

As oscilações hormonais fazem com que a mulher sinta a sua libido diminuir. Em alguns casos o desconforto é tamanho que o desejo se torna praticamente nulo. E isso mexe com a autoestima delas.

Um dos mitos sobre a pré-menopausa é de que a alteração na libido seria irreversível. Na verdade, com a estabilização dos níveis hormonais através de terapias de reposição é possível retomá-la a patamares semelhantes aos do auge do período fértil da mulher. E, com isso, também aumentar a lubrificação.

mitos sobre a pré-menopausa

3. Não há sintomas na pré-menopausa

Outra questão errada que se pensa sobre a pré-menopausa é de que ela não apresenta sintomas. Na verdade, as oscilações hormonais já são capazes de promoverem mudanças no corpo de forma a apresentar determinados sintomas que são característicos do período já após a última menstruação. Estão entre elas:

  • ressecamento das mucosas;
  • dores de cabeça;
  • queda na libido;
  • alterações menstruais (espaçamento ou diminuição dos ciclos);
  • mudanças bruscas de humor.

4. Não há risco elevado de doenças na pré-menopausa

Outro pensamento errado é de que o risco de doenças características desse período apareçam apenas na menopausa. Algumas delas já começam a aumentar o risco de problemas desde as primeiras alterações. Estão entre elas:

  • risco de AVC e doenças cardiorrespiratórias;
  • osteopenia e osteoporose;
  • diabetes e hipertensão.

5. Deve-se esperar a chegada da menopausa para realizar a reposição hormonal

Outro dos mitos sobre a pré-menopausa que é muito comum é de que não se deve fazer a reposição hormonal nesse momento, devendo aguardar apenas a confirmação do climatério para começá-la.

Porém, pode-se sim antecipar a terapia, principalmente nos casos em que os sintomas da pré-menopausa estejam incomodando e prejudicando demasiadamente a vida da mulher. Isso deve ser discutido com o médico que a acompanhe, a fim de encontrarem a melhor solução para a questão.

Você acreditava em alguns desses mitos sobre a pré-menopausa? Em qual deles? Conte para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×