Qual é a idade da menopausa precoce?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

idade da menopausa precoce

Um problema raro, mas que acomete algumas mulheres jovens é a menopausa precoce. Se a chegada dela no período normal da vida pode ser um pouco assustador, imagine quando ela ocorre precocemente?

Mas afinal, qual é a idade da menopausa precoce? Por que ela acontece? E ela afeta a saúde da mulher de alguma forma? Tire todas as suas dúvidas agora:

O que é a menopausa precoce?

A menopausa precoce ocorre quando a mulher termina o momento fértil da sua vida antecipadamente, ou seja, quando perde a sua capacidade reprodutiva em comparação a média normal (40-50 anos).

Para entender por que isso ocorre é importante relembrar os mecanismos do sistema reprodutor feminino. Toda mulher nasce com uma quantidade de folículos ovarianos certa. Ao chegar ao fim deles, é quando chega o climatério.

Quando ela tem predisposição a uma menopausa precoce, ela já nasce com um número reduzido desses folículos. O que significa que ela terá menos ovulações ao longo da vida.

Também pode ocorrer de a pessoa ter a quantidade normal de folículos, mas eles são consumidos mais rapidamente ao longo da vida.

As razões pelas quais algumas mulheres possuem essa pré-disposição são desconhecidas, mas estima-se que esteja relacionado com anomalias genéticas, exposição a toxinas ou doenças autoimunes.

Mas afinal, quando ocorre esse momento? É possível definir uma idade da menopausa precoce?

Qual é a idade da menopausa precoce?

A idade da menopausa precoce é antes dos 40 anos. Ou seja, toda vez que uma mulher termina seu ciclo fértil antes desse período é considerado que ocorreu um desvio do padrão médio.

idade da menopausa precoce

Estima-se que 0,1% das mulheres entram nesse período antes dos 30 anos. 0,25% podem apresentar menopausa antes dos 35. E, por fim, 1% delas chegam à menopausa precoce antes dos 40 anos.

Quais são seus sintomas?

Os sintomas são idênticos aos da menopausa no tempo normal. Isso porque a chegada do fim dos folículos ovarianos faz com que os hormônios reguladores femininos (estrogênio e progesterona) comecem a diminuir em concentração.

São essas oscilações que levam aos sintomas padrões encontrados nas mulheres que atingem o climatério, tais como:

  • Fogacho (ondas de calor que podem atingir o corpo todo, mas principalmente o pescoço e o rosto);
  • Dores de cabeça e enxaqueca;
  • Inchaço e retenção líquida;
  • Alterações súbitas de humor;
  • Desenvolvimento de osteopenia e osteoporose.

Ter menopausa precoce afeta a saúde da mulher de alguma forma?

A menopausa não é uma doença, por isso é importante que, se você passou pela situação de tê-la precocemente, não a encare de forma negativa. Essa é uma fase que atinge todas as mulheres em algum momento da vida.

Os cuidados que devem ser tomados é verificar se de fato é o climatério que chegou, através de exames recomendados pelo seu ginecologista (ultrassom transvaginal, exames de sangue e exame clínico), descartando possíveis problemas que possam estar impedindo a menstruação de ocorrer.

Constatada a chegada da menopausa, pode-se realizar tratamentos de reposição hormonal a fim de amenizar ou eliminar os sintomas, devolvendo a sua qualidade de vida.

O que achou deste conteúdo sobre a idade da menopausa precoce? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×