Os 5 erros mais comuns cometidos pelas mulheres durante a menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Diferentemente do que muitas mulheres pensam, a menopausa não deve ser tão temida, pois apesar dos níveis dos hormônios femininos começarem a cair depois de certa idade, causando algumas dificuldades, isso não é o fim do mundo, nem um grande pesadelo.

Neste artigo vamos falar dos cinco erros mais comuns que as mulheres cometem na menopausa. A ideia é orientar você sobre o que não se deve fazer nesse período, para que, dessa forma, o impacto dessa fase na sua vida seja menos intenso. Continue a leitura!

Não cuidar de sua saúde

Todo mundo sabe que cuidar da saúde é muito importante, porém, essa   área acaba sendo a mais negligenciada por algumas mulheres, as quais, só se preocupam com o peso que podem ganhar na menopausa:

Assim, acabam se esquecendo que a saúde desorganizada também pode ser um dos principais contribuintes para o ganho de peso.

Existem várias áreas da saúde de uma mulher que precisam ser verificadas antes de pensar no ganho de peso proveniente da menopausa, tais como:

  • Equilíbrio hormonal;
  • Digestão;
  • Intolerância alimentar;
  • Problemas cardio vasculares.

Não procurar entender a Menopausa

A menopausa não é apenas uma fase que você tem que passar por conta da idade. Ela encerra um ciclo de vida, acabando permanentemente com suas funções ovarianas, o que explica a secura vaginal e a falta de libido.

Portanto, antes de atingir a marca de 40 anos, certifique-se de que pesquisou o suficiente sobre o que é a menopausa e como você pode lidar melhor com isso.

É sempre melhor, antes que a menopausa chegue, buscar o máximo de informação possível. Conhecer as causas, sintomas e tratamentos disponíveis, tanto naturais como medicamentos para que  tenha uma ideia do que espera por você quando chegar a hora.

Focar demais nos sintomas

Sempre há uma obsessão entre as mulheres a respeito dos sintomas de qualquer condição médica. Admita, você já fez uma lista mental do que lhe espera quando chegar a sua hora de enfrentar a menopausa.

Não há nada de errado em saber quais são os sintomas, na verdade você precisa estar por dentro deles. No entanto, ao ficar focada demais neles, você vai acabar acrescentando um estresse desnecessário, o qual, pode até mesmo aumentar os sintomas da sua menopausa.

menopausa

Cuidados excessivos com o ganho de peso

Aparentemente, o ganho de peso está associado à menopausa devido a flutuações hormonais que forçam o seu corpo a aumentar um pouco o peso.

No entanto, existem outros fatores que você precisa observar, tais como genes ou a perda natural de massa corporal devido ao envelhecimento. Neste caso, pare de ficar obcecada sobre o que fazer com o ganho de peso.

Acredite ou não, se estressar muito com isso pode acabar realmente afetando o seu peso.

Não checar seus níveis hormonais

Quando foi a última vez que você passou por check-up para saber como anda seus níveis hormonais? Se você nunca fez isso, então agora é a hora de fazer, antes mesmo de chegar à fase da menopausa.

Tenha em mente que a menopausa é um momento de transição, pela qual toda mulher terá que passar. Portanto, você precisará tentar ajudar a si mesma e o seu médico, para que ambos consigam chegar a soluções viáveis para fazer essa transição da melhor forma possível.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é realizando exames de sangue, para testar os níveis sanguíneos de hormônios, como a testosterona, estrogênio e tireoide. Isto pode não ser a solução definitiva, mas, pode ajudar a determinar o tratamento adequado para você.

A menopausa pode não ser uma questão de vida ou morte. No entanto, é uma atividade nova e diferente acontecendo dentro de você e que deve ser enfrentada sem medo ou traumas. Neste caso, é importante você saber quais são suas opções, tanto naturais quanto de intervenção médica, para passar por essa fase e se cuidar muito melhor.
Quais desses erros você vem cometendo durante a menopausa? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×