Como detectar os sintomas da menopausa na cama?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa costumam ser bastante evidentes para a mulher. Se expressam nas mais diferentes partes da vida: profissional, pessoal e, até mesmo, na vida sexual.

Como esta é uma parte que interfere na autoestima da mulher, é importante saber identificar quando esses sintomas aparecem, de forma a ver quando eles começam a indicar a chegada da menopausa e, por meio de terapias de reposição, amenizar o desconforto.

Para saber como detectar, deve-se, portanto, saber quais são os principais sintomas da menopausa na cama. Continue lendo e descubra.

Ressecamento vaginal

Um dos primeiros e mais comuns sintomas da menopausa que interferem na vida sexual da mulher é o ressecamento vaginal. Com o tempo, ela percebe que a lubrificação, mesmo quando está excitada, não é a mesma de antes.

Isto ocorre porque o estrogênio está diretamente relacionado com a lubrificação das mucosas, principalmente a vaginal. Após a queda da produção do hormônio, o corpo entende como desnecessário estimular a secretação de lubrificação na região, já que o período fértil terminou.

O ressecamento leva a outras consequências, tais como as que apontaremos a seguir.

Dor na relação sexual

Como consequência principal do ressecamento vaginal, a mulher na menopausa passa a sentir dores durante a relação sexual. Como não há lubrificação, a fricção constante tende a irritar a parede das mucosas, causando sério desconforto durante o sexo.

Assim, é comum sangramentos, fissuras e até mesmo a escolha por diminuir a atividade sexual, já que ela deixa de ser prazerosa para ser desconfortável e dolorosa.

Herborisa

Perda de libido

A perda de libido pode ser um processo gerado pelas dores causadas nas relações sexuais ou, então, ocasionado pela própria diminuição dos hormônios sexuais.

Boa parte do desejo sexual ocorre devido aos ciclos de estrogênio e progesterona. São eles que regulam, por exemplo, a chegada do período fértil e menstruação.

Como o corpo não pode gerar mais filhos, na menopausa, a diminuição dos hormônios leva a uma queda da libido. Em algumas mulheres pode ser uma leve diminuição. Em outras, há a ausência quase total do desejo sexual.

Irritabilidade

A irritabilidade constante também costuma ser um dos sintomas da menopausa que interferem na vida sexual da mulher. Afinal, como manter o desejo quando se está constantemente incomodada, não é mesmo?

Para que a relação seja, de fato, prazerosa, é importante manter-se relaxada e bem. E isso só acontece quando a irritabilidade está controlada.

Quando o estresse está exacerbado, como sintoma, a vontade sexual diminui, colaborando com os demais sintomas acima para uma diminuição da vontade de manter relações com o parceiro.

Quais outros sintomas da menopausa?

Além dos sintomas da menopausa que aparecem na cama, também podemos enumerar outros que atrapalham consideravelmente a qualidade de vida. São eles:

  • dores de cabeça constantes;
  • ondas de calor (fogacho);
  • inchaço;
  • aumento de peso;
  • insônia;
  • maior propensão ao surgimento da depressão;
  • propensão ao surgimento da osteoporose;
  • dores nas articulações;
  • perda de massa muscular, entre outros.

Assim, pode-se perceber que as consequências são desconfortáveis não só na vida sexual, mas em todos os quesitos da vida da mulher. Para manter a sua qualidade de vida, aproveite e saiba como amenizar os desconfortos causados pelos sintomas da menopausa de forma natural e mude sua vida.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×