5 sintomas da menopausa que são confundidas com outras doenças

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa 5 sintomas da menopausa que são confundidas com outras doenças

A chegada da menopausa é um acontecimento que marca o fecho de um ciclo e o começo de uma nova etapa na vida da mulher. É uma fase de muitas alterações que se refletem em diversos tipos de sintomas. Um dos primeiros sinais de que a menopausa está próxima é o início da irregularidade da menstruação, o que começa a acontecer, em média, entre os 45 e 55 anos.

A diminuição dos hormônios relacionados à fertilidade tem várias consequências diretas na qualidade da vida feminina e os sintomas da menopausa mais comuns são: ondas de calor e suores com particular intensidade durante o período da noite, queda de cabelo, secura vaginal e diminuição da libido. Contudo, existem muitos outros indícios de que a menopausa se está aproximando e nem sempre eles são associados entre si.

Um diagnóstico equivocado pode levar a um agravamento dos sintomas da menopausa, por ausência de tratamento adequado. Trata-se de um momento de elevada instabilidade emocional, que pode ser em maior ou menor escala, dependendo do enquadramento psicossocial da mulher. As modificações internas do organismo conduzem a alguns sintomas da menopausa que são confundidas, não raras vezes, com outras doenças.

Confira agora cinco sintomas da menopausa que devem merecer a sua atenção! Consulte um médico e não deixe de procurar ajuda profissional.

  • Distúrbios do sono

O distúrbio de sono é um dos sintomas da menopausa que não recebe o devido relevo, mas que afeta grandemente a qualidade de vida de quem o vivencia.

As causas desse sintoma são variadas, mas as oscilações de temperatura corporal noturnas repentinas influenciam bastante a qualidade do sono. É importante que a mulher saiba que a insônia não surge apenas no momento que o período de menopausa se inicia, mas pode aparecer até sete anos antes.

Em pessoas com histórico ou tendência para depressão ou quadros de ansiedade, o distúrbio de sono pode tomar proporções maiores. Não permita que o problema persista por muito tempo, pois ele terá um forte impacto na sua saúde.

  • Alterações de Humor, Depressão e Ansiedade também são sintomas da menopausa

Muitas vezes atribuídas a problemas do dia a dia, as alterações de humor, depressão e ansiedade são sintomas da menopausa clássicos.

Os pesquisadores têm vindo a estudar a relação entre a diminuição dos níveis de estrogênio no corpo e o surgimento desses desvios da estabilidade emocional. Parece existir uma relação entre a queda das quantidades de estrogênio e o decréscimo na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, importantes reguladores do humor e sensação de bem-estar.  

sintomas da menopausa

  • Dor De Cabeça

Muitas mulheres reportam o aparecimento de dores de cabeça e, em alguns casos, enxaquecas no período que antecede a chegada da menstruação. Esse sintoma pode se agravar com a chegada da menopausa ou, em mulheres que nunca o tiveram, pode constituir, por si só, um sintoma da menopausa. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício contribuem para uma diminuição acentuada desse quadro de dor.  

  • Palpitações

A alteração dos batimentos cardíacos é um sintoma da menopausa, que pode ser relacionada a outros problemas de saúde mais graves. Regra geral, não há motivo para preocupação, mas nunca é demais fazer um check up e assegurar que tudo não passa de uma fase normal da vida e que terá um fim próximo.

  • Infeção urinária

Os tecidos do sistema reprodutor e urinário são bastante sensíveis às oscilações hormonais do organismo feminino. Quando os níveis de estrogênio começam a diminuir, esses tecidos ficam mais expostos às infecções devido ao ressecamento, perda de elasticidade e aumento de irritação.

Normalmente, a infecção urinária é tratada com antibióticos, mas se ela for um sintoma da menopausa, a aplicação de estrogênio vaginal é um tratamento mais eficaz e duradouro.

Independentemente dos sintomas da menopausa que você está sentindo, procure a ajuda do seu médico e juntamente com ele definam uma estratégia para viver a vida de forma mais leve. Não deixe de considerar os tratamentos naturais disponíveis no mercado!  

Você sente que seu corpo está mudando e tem dúvidas em relação aos sintomas da menopausa que está sentindo? Conte para nós a sua história e não hesite em comentar as suas dúvidas!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×