Baixa autoestima e menopausa: existe alguma relação entre essas situações?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

untitled-design

Você sente que o cabelo está sempre em um “bad hair day”, a pele não agrada, se sente mais desanimada, produzindo menos no trabalho. A desmotivação começa a piorar todos os dias e você sente que não está feliz consigo mesma. Isso são sintomas de baixa autoestima. E muitas mulheres começam a sentir isso justamente quando a menopausa começa.

Fica a dúvida: existe de fato alguma relação entre baixa autoestima e menopausa? Entenda:

Existe relação entre baixa autoestima e menopausa?

A resposta é: sim, existe. A mulher quando chega a menopausa acaba passando por severas mudanças hormonais em seu corpo, e esses hormônios que param de ser produzidos são responsáveis, muitas vezes, pelo humor da mulher. Essa modificação faz sim com que haja uma alteração sensível que possa a fazer se sentir mal consigo mesma.

Aliado a isso, as alterações hormonais ainda potencializam outros problemas que podem acentuar uma baixa autoestima já existente.

Por exemplo, o climatério faz com que haja uma redução no metabolismo da mulher, o que faz com que ela acabe sentindo que está aumentando de peso, juntamente com o inchaço e retenção de líquidos que acompanham esse período. Há um ressecamento natural da pele e das mucosas.

Outro ponto que contribui para a queda da autoestima é que esse período normalmente faz com que haja uma queda da libido e a mulher passa a se sentir mal por não ter o mesmo desejo sexual de antes.

Esses pontos são todos derivados justamente do surgimento da menopausa na vida da mulher, principalmente devido à redução dos hormônios produzidos pelo organismo da mulher.

baixa autoestima

Como amenizar isso?

A baixa autoestima na menopausa pode ser amenizada principalmente com a terapia de reposição hormonal. Isso porque a maioria desses sintomas que falamos acima está relacionada com as mudanças hormonais.

Com a terapia de reposição hormonal é possível recuperar e evitar boa parte dessas mudanças, de forma que a mulher se sinta mais livre, mais empoderada, mais feliz e consiga reduzir outros sintomas como irritabilidade, mudança de humor, depressão, secura vaginal, entre outros, devolvendo qualidade de vida.

O que mais você pode fazer para ajudar?

Não basta apenas o tratamento de reposição hormonal para melhorar a baixa autoestima. É preciso também que você faça outras coisas para que possa se animar e se sentir mais feliz consigo mesma.

Saia da rotina, vá passear, viajar, ter um momento para si para que possa se curtir e conhecer mais sobre você mesma. Mude seu cabelo, mude suas roupas, faça uma transformação em você.

Faça atividades físicas, pois além de ajudarem a manter o peso ou a emagrecer, também elevam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios importantes para que você se sinta bem, relaxada e feliz.

Pratique hobbies que ajudem você a se sentir bem, a relaxar, até mesmo a conhecer novas pessoas e a se sentir melhor perto delas.

O importante é que você saiba que apesar de haver sim ligação entre baixa autoestima e menopausa, você não é obrigada a conviver com esse sentimento. Siga essas dicas e fique feliz.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e responderemos em breve!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×