Alimentos à base de soja que você precisa conhecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentos à base de soja

Não é mais segredo que as isoflavonas da soja atuam como um importante minimizador dos sintomas da menopausa. Por atuar de maneira similar ao estrogênio no organismo da mulher, acaba por contribuir como uma terapia hormonal natural.

Por isso, é importante manter uma dieta variada e completa, que inclua muitos alimentos à base de soja. Leite, proteína texturizada e tofu são produtos fáceis de encontrar, mas o mercado oferece muitas outras opções.

Quer conhecê-las? Continue a leitura deste post e descubra um mundo totalmente novo para renovar suas receitas com esse ingrediente tão importante!

Queijo de soja: perfeito para diferentes refeições

O queijo de soja é produzido com o leite de soja, em um processo que o torna bastante cremoso. Desse modo, ele pode ser considerado um excelente acompanhante para pães e torradas integrais como boa substituição ao requeijão, por exemplo.

Eles são encontrados em lojas de produtos naturais e possuem diversos sabores e variações. Para completar, podem ser utilizados em receitas mais elaboradas, como tortas salgadas e pizzas para quem deseja variar o cardápio de vez em quando.

Farinha de soja: ótima substituta para a farinha tradicional

A farinha é um dos alimentos à base de soja mais versáteis que existem, pois através dela diversos tipos de comida podem ser feitos: bolos, biscoitos, panquecas e pães são apenas algumas das opções. Ela surge dos grãos de soja torrados, que são moídos até ganharem uma textura bem fina.

alimentos à base de soja

Outra vantagem desse alimento é que ele é totalmente livre de glúten e uma fonte riquíssima de proteína. Ou seja, vale a pena substituir a farinha de trigo comum e fornecer muitos benefícios a mais para seu organismo.

Iogurte de soja: saboroso e ideal para vários tipos de lanches

O iogurte de soja está entre os alimentos à base de soja mais consumidos em lanches e café da manhã. Seu sabor é concentrado, então há quem prefira misturá-lo a frutas ou cereais. Com uma boa receita, ele se torna um ingrediente chave para molhos de saladas.

Também substitui o creme de leite em bolos, doces e mousses. A textura cremosa permanece, a única diferença é que o produto final fica mais saudável e com um gostinho muito mais apurado.

Manteiga de amendoim de soja: uma alternativa para quem prefere um cardápio fit

A manteiga de amendoim é bastante consumida por mulheres que levam uma vida fitness. Mas se ela for feita com soja, agrega ainda mais valor nutricional à ingestão, pois possui muito menos gordura do que a versão tradicional.

Os amendoins de soja integrais são amassados e misturados ao óleo de soja e outros ingredientes. A textura continua a mesma e ela pode acompanhar frutas, como a banana, ou até mesmo fazer parte da dieta de forma pura.

Sem dúvidas, existem muitas alternativas saborosas e saudáveis para complementar a sua alimentação e tornar o período da menopausa menos agressivo. Portanto, consulte um nutricionista, conte sobre essas opções e peça orientações para um consumo consciente.

E você, já teve a oportunidade de experimentar todos esses alimentos à base de soja? Qual é o seu favorito? Acha que faltou algum nessa lista? Comente e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×