5 alimentos que ajudam na reposição hormonal feminina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal feminina

Na medida em que o tempo passa, o corpo da mulher sofre muitas mudanças. E, com a natural chegada da idade, ela vai entrar na fase da menopausa. Uma de suas principais consequências é a redução da produção de hormônios.

Com isso, muitos sintomas se desenvolvem e são responsáveis por muitos incômodos, como o calor excessivo, a irritabilidade e a insônia.

Para tornar essa etapa mais tranquila, é possível diminuir todo esse mal-estar com a reposição hormonal feminina. E alguns alimentos muito saborosos podem ajudar na missão. Confira quais são eles neste artigo!

1. Linhaça

Rica em fibras, a linhaça proporciona sensação de saciedade e ajuda bastante a controlar o peso, que geralmente aumenta durante a menopausa. Além disso, ela é repleta de fitosteróis, substância similar ao hormônio feminino denominado estrogênio.

Também por esse motivo, o alimento contribui para o aumento da libido e para a prevenção do câncer de mama. Pode ser consumido em grãos com frutas, iogurtes, pães integrais e vitaminas.

2. Soja

Um dos alimentos mais populares para reposição hormonal feminina é a soja. Ela também atua de maneira similar ao estrogênio no corpo. Contudo, a causa dessa ação se deve às isoflavonas, elemento muito importante para amenizar os sintomas da menopausa.

A soja pode ser ingerida de diversas maneiras. Sopas e saladas são as formas mais comuns, mas há quem já tenha inserido o leite de soja na dieta. Para quem tem pouco tempo para preparar refeições, uma opção é o tratamento natural em cápsulas que levam o ingrediente.

reposição hormonal feminina

3. Oleaginosas

Castanhas, avelãs e amêndoas são oleaginosas ricas em beta-sitosterol. Isso significa que contribuem para reduzir o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Aderir aos ingredientes na dieta, portanto, é fundamental para diminuir a irritação e ter mais tranquilidade no cotidiano.

Para completar, os alimentos são excelentes para a saúde do coração e têm apenas gorduras boas. Pequenas porções por dia podem auxiliar bastante na reposição hormonal feminina e ainda ajudam a controlar a compulsão alimentar.

4. Inhame

Um dos problemas mais comuns durante a menopausa é a osteoporose. A perda de densidade óssea acontece por causa da diminuição do hormônio chamado progesterona. Para fazer a reposição adequada por meio da alimentação, o inhame é uma excelente alternativa.

Ele também atua na diminuição da retenção de líquidos, que atinge muitas mulheres que enfrentam esse período. Pode ser preparado cozido ou refogado em qualquer refeição do dia, de preferência com temperos naturais.

5. Chocolate também ajuda na reposição hormonal feminina

É difícil encontrar uma mulher que não seja apaixonada por chocolate. Portanto, quem adora o alimento pode ficar feliz com a notícia de que ele também ajuda na reposição hormonal feminina.

Ele é rico em triptofano, cuja ação ajuda na restituição da serotonina. Esse é o hormônio que fornece sensações de prazer e bem-estar. Portanto, para relaxar um pouco mais durante o dia, um pequeno pedaço do alimento em sua versão amarga é permitido na alimentação vez ou outra.

Você já tem o costume de ingerir esses alimentos com frequência? Qual deles é o seu favorito? Houve mudança significativa em seu processo de reposição hormonal? Conte sua opinião e experiências nos comentários abaixo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×