Menopausa: 5 consequências ruins da má alimentação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

menopausa

Ondas intensas de calor, ressecamento da região íntima e oscilações de humor são os sintomas mais comuns da menopausa. Mas, além de se preocupar em mantê-los sob controle, é importante que a mulher também se atente para sua alimentação.

Afinal, quando feita de forma inadequada, as alterações hormonais podem se ampliar e trazer muitos outros incômodos e doenças graves nessa etapa da vida. Por isso, para que você se informe melhor sobre as consequências de uma má alimentação e comece a regrar a rotina na menopausa, preparamos a lista abaixo.

Leia com atenção e, é claro, não deixe de procurar orientação médica para repensar sua dieta e continuar se mantendo saudável.

1. Anemia

Uma das maiores consequências da menopausa é a diminuição do processo de absorção de nutrientes. Porém, não é só essa etapa da vida que agrava o fator: tabagismo e índice de massa corporal abaixo do normal também influenciam bastante nessa questão.

É importante então que haja acompanhamento nutricional periódico, principalmente para avaliar as quantidades de ferro, vitamina b12 e folato ingeridos. São essas as substâncias que trabalham para afastar a anemia e requerem até mesmo suplementação vitamínica caso a ingestão de alimentos não seja suficiente para suprir as necessidades do organismo.

2. Hipertensão

Quem não abre mão de uma comida de sabor aguçado deve tomar cuidado. Na menopausa, os riscos de hipertensão aumentam e o consumo excessivo de sal pode contribuir ainda mais para essa propensão. Com os vasos sanguíneos mais contraídos, o sódio faz com que a situação piore e leva até mesmo a um AVC.

Portanto, para não ficar sem sabor nas refeições, é importante optar por temperos naturais e desidratados, encontrados muito facilmente em feiras. Assim, o gostinho especial fica conservado, e a saúde também, o que é mais importante.

menopausa

3. Diabetes

Na menopausa, os hormônios desregulados também interferem no desempenho da insulina no organismo. Ele é o hormônio que controla o açúcar no sangue e, se não exercer sua função corretamente, faz com que a mulher tenha mais chances de desenvolver diabetes.

Com isso, é preciso muita moderação no consumo de açúcar e produtos industrializados. Se houver dificuldades em eliminar a sobremesa após o almoço, o ideal é investir em frutas e sucos, para diminuir a vontade de doce e frear a ingestão excessiva do ingrediente.

4. Intestino lento na menopausa

A partir dos 50 anos de idade, o funcionamento do intestino começa a ficar mais lento. Muitas mulheres não sabem desse fato e deixam de aderir ao consumo de fibras em sua alimentação, fazendo com que o órgão fique ainda mais prejudicado.

As fibras não são importantes somente nesse quesito. Elas ajudam imensamente na adaptação às alterações de humor, pois contribuem para manter o comportamento mais linear. Soja, os alimentos integrais, cereais e folhosos como o brócolis, espinafre e agrião são excelentes fontes de fibra e devem estar presentes sempre que possível nas refeições diárias.

5. Osteoporose

Infelizmente, a osteoporose é outra doença que pode surgir a qualquer momento na menopausa. Leites, iogurtes e queijos, portanto, devem ser alimentos constantemente ingeridos para minar as chances de que ela ataque. Contudo é preciso cuidado.

Esses alimentos, por vezes, apresentam um alto teor de gordura, que também pode atrapalhar a saúde. É importante optar por queijos brancos e laticínios desnatados, por exemplo, para fazer um consumo saudável e nutritivo.

Você conhecia todas essas consequências da má alimentação na menopausa? Como faz para preveni-las? Comente e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×